A pouco mais de um ano das eleições gerais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reúne nesta terça-feira (26) todos os 38 ministros de seu governo no Palácio do Planalto, em Brasília. O encontro, noticiado tem como objetivo revisar o andamento das principais propostas, cobrar resultados e planejar as entregas previstas para os próximos 16 meses, período que antecede a disputa eleitoral de 2026.
Segundo a reportagem do G1, Lula tem alertado que "o governo não tem mais muito tempo". Esta é a segunda reunião ministerial de 2025 - em janeiro, Lula havia destacado a necessidade de corrigir falhas e chamou a atenção para o fato de que seus adversários "já estão em campanha".
O cenário eleitoral já começa a se desenhar. Com a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), governadores de partidos de direita surgem como potenciais nomes para a corrida presidencial. Entre eles, Tarcísio de Freitas (São Paulo), Ratinho Jr (Paraná), Romeu Zema (Minas Gerais) e Ronaldo Caiado (Goiás). O Planalto acompanha de perto os movimentos desses líderes, que articulam candidaturas para 2026.
O encontro ministerial também é pautado pelas medidas consideradas estratégicas para os próximos meses:
A proposta de ampliar a faixa de isenção do Imposto de Renda divide parlamentares. Parte da base aliada pressiona para acelerar a votação, enquanto líderes da Câmara, como Arthur Lira (PP-AL), sinalizam que só levarão o texto ao plenário após acordo para evitar alterações profundas.
No caso da PEC da Segurança, o relator Mendonça Filho (União-PE) retirou do texto a exclusividade da União em legislar sobre o tema, após resistência de parlamentares. Já no pacote das big techs, o governo enxerga a regulação como ferramenta de proteção da democracia diante do avanço da desinformação digital.
O maior desafio do governo Lula é entregar resultados que impactem diretamente o cotidiano da população. Com o relógio eleitoral correndo, o encontro ministerial desta terça-feira evidencia a estratégia do presidente: alinhar sua equipe para fortalecer as políticas sociais e econômicas, garantindo terreno para a disputa de 2026.
Política Depois de isentar IR até R$ 5 mil, Lula sinaliza para isenção de PLR e fim da escala 6x1
Política STF determina que Bolsonaro cumpra início da pena de 27 anos na carceragem da PF
Política Heleno e Paulo Sérgio Nogueira são presos após condenação pela tentativa de golpe
Política “A ficha caiu”, diz cúpula do Exército sobre pedido de aposentadoria antecipada de Mauro Cid
Política Lindbergh Farias alerta para conspiração de anistia a Bolsonaro e ameaça contra Lula e Moraes
Política Combate ao crime organizado no setor de combustíveis: um marco histórico para o Brasil Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 32°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 33°
Chuvas esparsas
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação