Terça, 03 de Fevereiro de 2026
Bahia Agricultura Familiar

Com participação histórica, Rede ATER LNAB aprova Plano Safra Territorial

Encontro realizado em Inhambupe marca consolidação da política pública de assistência técnica no Litoral Norte e Agreste Baiano

28/01/2026 16h12
Por: Redação Fonte: Ascom Marcelo OLiveira
Marcelo Oliveira
Marcelo Oliveira

A Rede de Assistência Técnica e Extensão Rural do Litoral Norte e Agreste Baiano (REDE ATER LNAB) realizou, na manhã e tarde desta terça-feira (27), sua reunião ordinária na sede da Coopera, no município de Inhambupe. O encontro teve como objetivo central discutir o Plano Safra Territorial e qualificar o Diagnóstico/Inventário da ATER, reunindo um amplo conjunto de atores estratégicos para o fortalecimento da agricultura familiar no território.

A reunião contou com a participação de 27 das 30 instituições que compõem a Rede, totalizando 65 representantes, entre gestores públicos e equipes técnicas, além da presença de instituições financeiras convidadas, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Sicoob e Banco do Nordeste. O encontro foi considerado um marco histórico para a consolidação da política territorial de ATER no Litoral Norte e Agreste Baiano.
Consolidação da política territorial de ATER

A pauta central da reunião foi a apresentação e qualificação do Diagnóstico/Inventário da REDE ATER LNAB, instrumento fundamental para o mapeamento das ações de assistência técnica no território, bem como a elaboração do Plano Safra Territorial, construída a partir das propostas apresentadas pelas instituições que integram a Rede.

No período da manhã, os participantes acompanharam a contextualização do PAS Nordeste, com destaque para o processo de constituição da Rede ATER LNAB e seus objetivos estratégicos. Já no turno da tarde, o foco foi a construção coletiva do Plano Safra Territorial, a definição da Agenda Positiva Territorial, os encaminhamentos e deliberações das ações que visam garantir maior visibilidade e efetividade às políticas públicas voltadas à agricultura familiar.

Potencial do território é destacado



A abertura do evento foi realizada pelo prefeito de Inhambupe, Hugo de Leônidas, que destacou a importância da realização do encontro no município e parabenizou a participação expressiva das instituições. “É importante essa articulação e aproximação do nosso território. O nosso potencial de recursos naturais já nos permite um crescimento orgânico e, com planejamento e políticas públicas construídas de forma integrada, temos condições de acelerar esse processo de desenvolvimento. Inhambupe tem potencial, inclusive, para a industrialização e para continuar crescendo”, afirmou o gestor.

Avaliação positiva dos resultados

De acordo com o coordenador da Rede ATER do LNAB, Joel da Silva, o encontro alcançou resultados expressivos tanto do ponto de vista quantitativo quanto qualitativo. “Tivemos uma participação brilhante dos parceiros presentes. Quero agradecer a todos pela valiosa presença, à Coopera pelo espaço cedido e ao Núcleo Técnico da Rede pelo apoio. É com satisfação que informamos que o Diagnóstico e o Inventário foram devidamente ajustados e que o Plano Safra Territorial foi validado com sucesso”, destacou.

O diretor-presidente da Coopera, José Adilson, também ressaltou a relevância do encontro para o fortalecimento da atuação integrada no território.
“Essa reunião foi de extrema importância, pois permitiu que as entidades conhecessem melhor as propostas e discutissem novas alternativas para o fortalecimento do território. É um ambiente forte, com pessoas comprometidas com o progresso da agricultura familiar e da agropecuária. A articulação com os municípios, os projetos ATER Biomas e Bahia Sem Fome e a presença das instituições financeiras fortalecem ainda mais esse processo de transformação rumo a uma agroecologia sustentável”, afirmou.

A reunião ordinária reforçou o compromisso da REDE ATER LNAB em atuar de forma articulada, promovendo o desenvolvimento rural sustentável, ampliando o acesso às políticas públicas e fortalecendo a agricultura familiar no Litoral Norte e Agreste Baiano

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Inhambupe é um município no estado da Bahia, Brasil, situado a aproximadamente 160 km ao norte de Salvador, na região Nordeste O nome tem origem na língua tupi e significa "no rio dos inhambus". A cidade, fundada pelas missões jesuítas por volta de 1570, foi oficialmente instalada como município em 1728.
Alagoinhas, BA
Atualizado às 21h01
24°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 34°

25° Sensação
3.23 km/h Vento
82% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (04/02)

Mín. 21° Máx. 32°

Tempo nublado
Amanhã (05/02)

Mín. 21° Máx. 33°

Chuvas esparsas