O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do PT na Câmara, fez uma denúncia grave em vídeo publicado na noite do primeiro dia do julgamento de Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), que analisa a responsabilidade do ex-presidente na tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro de 2023.
Em declaração divulgada nas redes sociais, Lindbergh afirmou que há uma articulação em andamento no Congresso Nacional para aprovar uma anistia a Bolsonaro e a generais envolvidos na trama golpista.
Segundo o parlamentar, partidos de peso estariam alinhados ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para aprovar a medida logo após a decisão da Corte.
“Um golpe está sendo arquitetado dentro do parlamento. Isso é uma traição à Constituição, à democracia brasileira e um tapa na cara do povo brasileiro”, declarou Lindbergh.
No mesmo vídeo, Lindbergh alertou ainda para a preparação de um novo ataque político contra o presidente Lula e contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF, indicando que setores da elite política já se articulam para virar suas armas contra o atual governo. As declarações do líder do PT acendem um sinal de alerta sobre a resiliência das forças golpistas e o risco de retrocesso democrático. A aprovação de uma anistia a Bolsonaro e militares golpistas não apenas representaria a impunidade de crimes contra a ordem constitucional, como abriria caminho para novas tentativas de ruptura institucional.
Política Depois de isentar IR até R$ 5 mil, Lula sinaliza para isenção de PLR e fim da escala 6x1
Política STF determina que Bolsonaro cumpra início da pena de 27 anos na carceragem da PF
Política Heleno e Paulo Sérgio Nogueira são presos após condenação pela tentativa de golpe
Política “A ficha caiu”, diz cúpula do Exército sobre pedido de aposentadoria antecipada de Mauro Cid
Política Combate ao crime organizado no setor de combustíveis: um marco histórico para o Brasil
Política Rui Costa classifica como “histórica” megaoperação contra esquema do PCC no setor de combustíveis Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsas