Advogados submetidos a processos ético-disciplinares perante a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contam com direitos fundamentais estabelecidos no Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei 8.906/94) e no Código de Ética e Disciplina da OAB. Segundo especialistas, muitos profissionais não têm pleno conhecimento dessas garantias, o que pode comprometer o exercício do direito de defesa.
O processo ético-disciplinar é instaurado pela OAB para apurar possíveis violações a normas da advocacia, abrangendo desde questões como publicidade irregular até a apropriação de valores de clientes. As investigações seguem rito administrativo próprio e podem resultar em sanções que variam de advertências a exclusão dos quadros da Ordem.
De acordo com o advogado Frederico Auad, especialista na defesa de profissionais perante Tribunais de Ética e Disciplina, a condução desse tipo de processo “deve observar estritamente o devido processo legal, garantindo todas as prerrogativas e direitos do representado”.
Entre as principais garantias asseguradas nos processos ético-disciplinares estão:
Frederico Auad destaca que são recorrentes as situações em que a defesa é prejudicada por irregularidades processuais, como notificações incompletas ou indeferimento de provas. “Nesses casos, podem ser propostas medidas para anulação de atos ou interposição de recursos às instâncias superiores do Conselho Seccional ou Federal”, observa o advogado.
O especialista aponta ainda a recorrência de penas severas como a suspensão do exercício profissional em situações que poderiam ser solucionadas com sanções menos gravosas. “A suspensão só pode ser adotada em hipóteses extremas, quando não for possível aplicar medida mais branda e proporcional ao ato praticado”, afirma Auad.
A condução eficiente da defesa técnica é considerada fator decisivo para a preservação do direito de advogados investigados nos procedimentos da OAB. “É fundamental que a defesa considere todas as especificidades do rito e das teses possíveis, evitando prejuízos ao profissional e à prestação de serviço à sociedade”, conclui Frederico Auad.
Segundo Frederico Auad, “a OAB, como entidade responsável pela fiscalização da conduta dos advogados, tem papel relevante na defesa institucional da ética profissional, devendo atuar com autonomia e pleno respeito às garantias asseguradas por lei”.
Frederico Augusto AUAD de Gomes | OAB/GO Nº 14.680
WhatsApp: (62) 99976-7667
Website: auad.adv.br
Email: fredericoauad@gmail.com
Reforma Tributária Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Economia Bolsa Presença: pagamento de novembro é liberado para mais de 342 mil estudantes da rede estadual
Economia Lula anuncia isenção do IR até R$ 5 mil, critica privilégios da elite e avisa: taxar super-ricos é só o “primeiro passo”
Economia Salário é o principal fator na redução da desigualdade nos últimos anos
Economia Consulta pública discute mudanças na CNH e fim da obrigatoriedade de autoescolas no Brasil
Economia Dia histórico para o Brasil: aprovada na Câmara a isenção do IR para quem ganha até R$5.000,00. Promessa de campanha de Lula foi cumprida Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 37°
Tempo limpo
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação