O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez neste domingo (30) um pronunciamento à Nação em que destacou a sanção da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até 5 mil reais por mês, reforçando que a medida de seu governo e aprovada por unanimidade no Congresso é um passo na correção da histórica "injustiça tributária" no país, segundo discursou.
Lula destacou que a compensação à renúncia fiscal será feita por meio da taxação da elite financeira, que historicamente, segundo o presidente, se beneficiou de privilégios.
Contudo, agora, "os privilégios de uma pequena elite financeira deram lugar a conquistas para a maioria do povo brasileiro", disse Lula. "A compensação virá da taxação super-ricos, que vão contribuir, que quase não pagam nada de imposto, dando um alívio para a população desse país", detalhou o presidente
"Mais que uma correção, a medida ataca a principal causa da desigualdade, a injustiça tributária", frisou Lula.
O presidente também afirmou que a classe trabalhadora é quem "constrói de fato a riqueza desse país" e afirmou ser injusto que eles paguem mais impostos que os bilionários e "quem vive de renda".
Ainda segundo o presidente, a isenção do IR para quem ganha até 5 mil reais irá injetar 28 bilhões de reais na economia.
"A mudança do IR é um passo decisivo, mas é apenas o primeiro. Combateremos os privilégios de poucos para os direitos e oportunidades de muitos", disse Lula.
Economia Salário é o principal fator na redução da desigualdade nos últimos anos
Economia Consulta pública discute mudanças na CNH e fim da obrigatoriedade de autoescolas no Brasil
Economia Dia histórico para o Brasil: aprovada na Câmara a isenção do IR para quem ganha até R$5.000,00. Promessa de campanha de Lula foi cumprida
Economia Governo Federal apresenta regulamentação de medidas do Plano Brasil Soberano
Economia BNDES amplia recursos para modernização industrial no Brasil
Economia “Quem investir no Brasil vai ganhar dinheiro”, diz André Esteves Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsas