O Ministério dos Transportes iniciou, nesta quinta-feira (2), uma consulta pública para discutir mudanças nas regras de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A proposta prevê mais opções de preparação para os exames teórico e prático — que continuarão obrigatórios — e busca reduzir custos e ampliar o acesso ao documento.
A principal mudança em debate é a retirada da obrigatoriedade de contratação de autoescolas. Caso a medida seja aprovada, os candidatos poderão optar por se preparar com instrutores autônomos credenciados pelos Departamentos de Trânsito (Detrans) dos estados. “Hoje, os altos custos e a burocracia impedem milhões de pessoas de ter a habilitação. Estima-se que 20 milhões de brasileiros dirijam sem carteira, porque o modelo atual é excludente, caro e demorado demais”, afirmou o ministro dos Transportes, Renan Filho.
Com a flexibilização, o governo federal projeta que o custo para obtenção da CNH poderá cair em até 80%, considerando a ampliação de formatos digitais para a formação teórica e o fim da exigência de carga horária mínima de 20 horas-aula práticas. O candidato poderá escolher livremente como se preparar, seja em centros de formação de condutores ou com instrutores autônomos.
A proposta também prevê que a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) regulamente a formação dos instrutores por meio de cursos digitais, garantindo credenciamento e supervisão dos profissionais.
A minuta do projeto ficará disponível por 30 dias na plataforma Participa + Brasil, período em que qualquer cidadão poderá enviar sugestões e contribuições. Após a consulta pública, o texto seguirá para análise do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Economia Lula anuncia isenção do IR até R$ 5 mil, critica privilégios da elite e avisa: taxar super-ricos é só o “primeiro passo”
Economia Salário é o principal fator na redução da desigualdade nos últimos anos
Economia Dia histórico para o Brasil: aprovada na Câmara a isenção do IR para quem ganha até R$5.000,00. Promessa de campanha de Lula foi cumprida
Economia Governo Federal apresenta regulamentação de medidas do Plano Brasil Soberano
Economia BNDES amplia recursos para modernização industrial no Brasil
Economia “Quem investir no Brasil vai ganhar dinheiro”, diz André Esteves Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsas