O Brasil alcançou, em 2024, o maior número de transplantes de órgãos e tecidos da história: foram mais de 30 mil procedimentos. O recorde anterior é de 2023, com 28.700 transplantes.

Já o número de doadores efetivos reduziu de 4.129, em 2023, para 4.086, no ano passado. Os dados fazem parte do balanço divulgado nesta quarta-feira (4) pelo Ministério da Saúde.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, celebrou o aumento no número de transplantes, reforçando que o Brasil possui o maior programa público do mundo com essa finalidade.
O SUS é responsável por financiar mais de 85% dos transplantes realizados no país, além de fornecer integralmente os medicamentos imunossupressores, necessários por toda a vida dos pacientes transplantados.
Patrícia Freire, coordenadora-geral do Sistema Nacional de Transplantes, destacou avanços recentes. Entre eles, o uso da membrana amniótica como curativo para queimaduras, que será ofertada no SUS, e o transplante de intestino delgado e multivisceral, que também será feito de forma gratuita.
O Ministério da Saúde também prepara um sistema virtual para cruzar dados imunológicos de doadores e receptores, com a finalidade de reduzir o tempo entre a doação e a cirurgia, bem com o risco de rejeição, como explicou Patrícia Freire.
O Ministério da Saúde possui parceria com companhias aéreas e convênio com a Força Aérea Brasileira (FAB) para transporte gratuito de órgãos e tecidos para transplante e tratamentos. Em 2024, foram 4.767 voos comerciais e 234 da FAB.
Atualmente, 78 mil pessoas aguardam doação de órgãos no país. As maiores demandas são por rim, córnea e fígado.
Quem deseja ser doador, deve conversar com familiares, que são os responsáveis por autorizar a doação e concretizar o gesto de solidariedade e amor ao próximo. Cada doador pode salvar até 8 vidas.
Saúde Governo federal inicia pagamento de indenizações a famílias afetadas pelo vírus Zika
Saúde iFood e Ministério da Saúde firmam parceria para ampliar alcance de campanhas de saúde pública
Saúde Mpox não é mais uma emergência, mas preocupações permanecem, diz OMS
Saúde OMS: mais de 1 bilhão de pessoas vivem com transtornos mentais
Saúde Governo federal regulamenta indenização e pensão a vítimas do vírus Zika
Saúde Trump avalia restringir remédios chineses nos EUA Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 37°
Tempo limpo
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação