A ESET identificou uma campanha de phishing que usa uma nova técnica para enganar vítimas e roubar informações pessoais e confidenciais, como senhas e dados bancários. Ao contrário dos golpes tradicionais, esse ataque utiliza páginas falsas dinâmicas que se adaptam automaticamente ao alvo, tornando o golpe mais realista e difícil de ser detectado pelos usuários.
O phishing é um tipo de ataque em que o criminoso se passa por uma empresa ou serviço confiável para induzir a vítima a fornecer dados sensíveis. No caso dessa nova campanha, os criminosos enviam e-mails com links que direcionam para sites falsos, mas que importam logos e informações oficiais de serviços externos, criando páginas de login personalizadas para cada empresa alvo. Além disso, o endereço de e-mail da vítima é preenchido automaticamente nos formulários, o que aumenta a sensação de legitimidade.
Segundo Daniel Barbosa, pesquisador de segurança da ESET no Brasil, "o phishing dinâmico é uma evolução dos golpes tradicionais. Ele usa tecnologia para deixar as páginas falsas muito parecidas com as originais, o que confunde até usuários atentos". Ao inserir a senha, a vítima tem seus dados enviados em tempo real aos criminosos, e é redirecionada para o site legítimo da empresa, dificultando a percepção do golpe.
Esses tipos de campanhas foram mencionadas pela equipe da RiskIQ, especialmente em relação a uma ferramenta chamada LogoKit, que facilita a criação rápida e convincente de páginas falsas de login, além de plataformas em nuvem para hospedagem, como Firebase e GitHub, o que dificulta a identificação e remoção dos sites maliciosos.
Para reduzir os riscos desse tipo de ataque, a ESET recomenda que empresas e usuários adotem medidas como a autenticação em dois fatores (MFA), que adiciona uma camada extra de segurança ao processo de login, dificultando o uso indevido de credenciais roubadas.
“Os cibercriminosos continuam evoluindo suas técnicas, utilizando tecnologias originalmente desenvolvidas para melhorar a experiência do usuário, mas que acabam sendo destinadas para fins maliciosos. A atenção constante e a implementação das melhores práticas de segurança são essenciais para proteger dados e sistemas”, alerta Barbosa.
Tecnologia Realme lança seu primeiro celular produzido no Brasil, o C75 5G. Veja preço e ficha técnica
Tecnologia Integração de áreas impulsiona gestão em serviços
Bahia Instituto de Identificação Pedro Mello comemorou 115 anos acompanhando avanços tecnológicos
Tecnologia Startups de inteligência artificial ganham espaço no mercado
Tecnologia Bayer LATAM reduz custos com automação em 1 milhão de EUR
Tecnologia Faculdade Focus facilita nova graduação para professores Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 37°
Tempo limpo
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação