A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) realiza nesta quarta-feira o segundo dia de julgamento da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete acusados pela tentativa de golpe de Estado em 2022. A expectativa é que a análise do caso seja concluída e que Bolsonaro esteja novamente presente na sessão.
A terceira sessão do julgamento deve começar com a leitura do voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, que apresentará seu posicionamento sobre o mérito da denúncia encaminhada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Após o voto de Moraes, os demais ministros da Primeira Turma apresentarão suas posições seguindo a ordem de antiguidade. Votarão, na sequência, os ministros Flávio Dino, Luiz Fux e Cármen Lúcia. O último a se manifestar será o presidente da Turma, ministro Cristiano Zanin.
A expectativa é que os ministros façam votos detalhados, explicando não apenas se concordam com o relator, mas também apresentando suas próprias justificativas. A segurança reforçada será mantida, assim como a restrição do acesso apenas a pessoas previamente cadastradas, autoridades e representantes das defesas dos acusados.
Os oito denunciados são acusados pela PGR de cometerem os crimes de organização criminosa armada, golpe de Estado, tentativa de abolição do estado democrático de direito, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.
Se a denúncia for aceita, abre-se então a ação penal que decidirá se Bolsonaro é ou não culpado. Caberá ao relator designar datas para o interrogatório dos réus. Após o interrogatório, será fornecido um prazo de cinco dias para a apresentação das defesas prévias.
Durante o trâmite, a pedido da defesa ou do Ministério Público, poderá haver o levantamento de novas provas e a perícia de documentos. Além disso, durante as sessões de julgamento, serão ouvidas testemunhas indicadas tanto pela defesa quanto pela acusação.
Política Depois de isentar IR até R$ 5 mil, Lula sinaliza para isenção de PLR e fim da escala 6x1
Política STF determina que Bolsonaro cumpra início da pena de 27 anos na carceragem da PF
Política Heleno e Paulo Sérgio Nogueira são presos após condenação pela tentativa de golpe
Política “A ficha caiu”, diz cúpula do Exército sobre pedido de aposentadoria antecipada de Mauro Cid
Política Lindbergh Farias alerta para conspiração de anistia a Bolsonaro e ameaça contra Lula e Moraes
Política Combate ao crime organizado no setor de combustíveis: um marco histórico para o Brasil Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 37°
Tempo limpo
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação