Quinta, 11 de Setembro de 2025
Economia BRICS

Dilma Rousseff reeleita para a presidência do Banco dos Brics por mais cinco anos

A economista brasileira está no comando da instituição desde abril de 2023 e teve o apoio do presidente Putin para seguir no cargo

24/03/2025 07h49
Por: Redação
Divulgação no Instagram
Divulgação no Instagram

A ex-presidenta Dilma Rousseff foi reeleita para o comando do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o Banco do Brics, por indicação do presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Dilma assumiu a presidência do banco em abril de 2023 com término do mandato em julho deste ano. Mas o presidente Putin já defendia a extensão do seu mandato à frente da instituição desde 2024 porque, sendo a vez da Rússia indicar o novo presidente, considerou que as restrições sofridas pelo país devido à guerra com a Ucrânia poderiam comprometer uma gestão do banco conduzida por um russo.

Os cargos de presidente e vice-presidentes do Banco do Brics são ocupados, de forma rotativa, por indicação dos membros fundadores do grupo: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O banco, criado em 2015, tem como objetivo financiar projetos de infraestrutura e crescimento sustentável para os países-membros.

Atualmente, novos membros foram aceitos pelo BRICS: Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Irã, Indonésia

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.