O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, ficou iluminado em vermelho e azul reforçando a necessidade de conscientização sobre a hipertensão e o impacto na saúde da população brasileira. A iniciativa marca um chamado estratégico às empresas e setores da gestão da saúde pública para o enfrentamento dessa doença silenciosa. A iluminação do monumento abre o calendário em preparação para o Dia Mundial da Adesão (World Adherence Day), marcado para 27 de março, movimento da World Heart Federation.
A convocação foi feita em um evento envolvendo os atuais apoiadores da iniciativa: Agência Koko, Elfie, Medlevensohn, Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia (SP), Servier do Brasil e SKEMA Business School. Também foram convidados representantes de instituições como a Associação Comercial do Rio de Janeiro, Business France, Câmara de Comércio França-Brasil Rio de Janeiro (CCIFB-RJ) e Iniciativa FIS (Fórum Inovação Saúde); além de executivos das empresas Amazon (AWS), Grupo DPSP (Drogaria São Paulo e Pacheco), ENGIE Brasil, Funcional Health Tech, L’Oreal, Med-Rio Check-up, OMRON e Pluxee, que já sinalizaram interesse em participar do movimento.
A hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, responsáveis por 30% das mortes no Brasil. Estima-se que mais de 50 milhões de brasileiros, entre 30 e 79 anos, tenham pressão alta, mas cerca de 70% não conseguem manter o controle.
Além das complicações já reconhecidas, como o infarto e o acidente vascular cerebral, recentes publicações alertam para o ressurgimento da hipertensão não tratada: a hipertensão maligna, condição em que os rins e o coração são afetados ao mesmo tempo e de forma acelerada. O principal motivo dessa nova descoberta - que é subdiagnosticada e apresenta alta mortalidade e morbidade, quando não tratada apropriadamente -, é a falta de controle da pressão arterial, alerta a SBH.
A Aliança Onda tem como meta fazer com que 70% dos pacientes hipertensos brasileiros estejam com a pressão arterial controlada até 2030. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um aumento no número de pacientes tratados efetivamente para hipertensão, nos níveis observados em países com alto desempenho, poderia evitar 76 milhões de mortes, 120 milhões de derrames, 79 milhões de ataques cardíacos e 17 milhões de casos de insuficiência cardíaca até 2050. “Precisamos de uma mobilização nacional para mudar esse cenário. Ao se juntar à Aliança Onda, as organizações não apenas contribuem para a qualidade de vida dos brasileiros, mas também exercem um importante papel social, promovendo a saúde cardiovascular no país e ajudando a salvar vidas”, afirma o Luis Cuadrado Martin, presidente da SBH.
Estudos mostram que adesão e a persistência no tratamento podem reduzir os casos de insuficiência cardíaca em 53%; diminuir em 37% a ocorrência de infarto agudo do miocárdio; e evitar complicações por acidente vascular cerebral (AVC) em 81% das ocorrências, além de reduzir em 30% a mortalidade por todas as causas. [todos esses resultados se encontram na parte “results” do artigo citado no hiperlink]
Reforma Tributária Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Economia Bolsa Presença: pagamento de novembro é liberado para mais de 342 mil estudantes da rede estadual
Economia Lula anuncia isenção do IR até R$ 5 mil, critica privilégios da elite e avisa: taxar super-ricos é só o “primeiro passo”
Economia Salário é o principal fator na redução da desigualdade nos últimos anos
Economia Consulta pública discute mudanças na CNH e fim da obrigatoriedade de autoescolas no Brasil
Economia Dia histórico para o Brasil: aprovada na Câmara a isenção do IR para quem ganha até R$5.000,00. Promessa de campanha de Lula foi cumprida Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 37°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsas
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação