O mercado imobiliário de São Paulo segue em crescimento, com diversas regiões registrando uma expressiva valorização do metro quadrado em 2024. De acordo com um levantamento da Loft, bairros como Vila Nova Conceição, Vila Olímpia, Tatuapé e Santa Cecília estão entre os que mais se destacaram nesse cenário. A análise, baseada nas transações imobiliárias registradas no ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), reforça esse movimento positivo no setor.
A mesma tendência foi apontada pelo índice FipeZAP de venda residencial de dezembro de 2024, que confirmou a alta no preço do metro quadrado em diversas regiões da capital. Segundo o levantamento, bairros tradicionais como Itaim Bibi, Pinheiros e Vila Mariana registraram crescimento expressivo nos valores. O Itaim Bibi teve uma valorização de 7,4%, enquanto Pinheiros apresentou um aumento de 9,6%. Já a Vila Mariana registrou alta de 9,2%, seguida pelos Jardins (8,4%) e Vila Andrade (7,7%), reforçando a tendência de valorização em áreas com infraestrutura completa e localização estratégica.
O aumento nos preços dos imóveis está ligado a uma série de fatores, como demanda crescente, melhorias na infraestrutura e atratividade dos bairros para novos investimentos. Segundo Rafael Machado, CEO da plataforma Meu Imóvel, esse movimento reflete um comportamento específico do mercado: “A contínua busca de determinados bairros pelos compradores da classe média alta e alta, que não abrem mão da localização, absorvendo o aumento dos preços”, afirma.
Ele explica que a procura nesses bairros é constante, o que impacta diretamente no custo dos terrenos e, consequentemente, no valor final dos imóveis. “Isso faz com que os preços dos terrenos fiquem cada vez mais altos e, por consequência, o preço do produto final também”, complementa.
Mesmo com a alta dos preços, Machado destaca que o perfil desse comprador não se altera. “O comprador final, com poder aquisitivo, não aceita migrar para bairros adjacentes, com preços mais baixos. A localização desejada traz status, facilidade de locomoção, qualidade de vida, entre outros fatores”, conclui.
Reforma Tributária Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Economia Bolsa Presença: pagamento de novembro é liberado para mais de 342 mil estudantes da rede estadual
Economia Lula anuncia isenção do IR até R$ 5 mil, critica privilégios da elite e avisa: taxar super-ricos é só o “primeiro passo”
Economia Salário é o principal fator na redução da desigualdade nos últimos anos
Economia Consulta pública discute mudanças na CNH e fim da obrigatoriedade de autoescolas no Brasil
Economia Dia histórico para o Brasil: aprovada na Câmara a isenção do IR para quem ganha até R$5.000,00. Promessa de campanha de Lula foi cumprida Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 37°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsas
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação