A Procuradoria-Geral da República (PGR) revelou que o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados traçaram um plano de fuga para fora do país caso o golpe de Estado que planejavam fracassasse. A estratégia, segundo a denúncia enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), foi discutida antes mesmo das eleições de 2022 e fazia parte do conjunto de ações do grupo para manter Bolsonaro no poder.
O documento que o Bahia Notícias obteve acesso aponta que o plano de contingência foi considerado a partir de março de 2021, quando Lula voltou a ser elegível após a anulação de suas condenações. Na época, aliados do então presidente avaliaram que, caso Bolsonaro desobedecesse abertamente decisões do STF, poderia enfrentar represálias. Diante disso, uma alternativa seria a saída do país, caso o golpe não se concretizasse.
A denúncia detalha que, após o segundo turno das eleições, a ideia da fuga ganhou força nos bastidores, com o grupo de Bolsonaro intensificando ataques contra o sistema eleitoral e discutindo meios de evitar que ele deixasse o cargo. A PGR aponta que a operação golpista foi estruturada em etapas, incluindo um plano chamado "Punhal Verde Amarelo", que previa a eliminação de figuras-chave do Estado democrático de direito.
ASSASSINATOS NA TRAMA
A peça apresentada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, revelou ainda que o grupo próximo a Bolsonaro não apenas articulou um golpe de Estado, mas também planejou assassinar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).
O plano envolvia a execução de Moraes e um suposto envenenamento de Lula, com o objetivo de criar um cenário de caos que justificasse a intervenção militar. Segundo o documento, o ministro do STF era visto como um dos principais obstáculos ao golpe, por ser relator de investigações que envolviam o bolsonarismo, como os inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos.
Política Depois de isentar IR até R$ 5 mil, Lula sinaliza para isenção de PLR e fim da escala 6x1
Política STF determina que Bolsonaro cumpra início da pena de 27 anos na carceragem da PF
Política Heleno e Paulo Sérgio Nogueira são presos após condenação pela tentativa de golpe
Política “A ficha caiu”, diz cúpula do Exército sobre pedido de aposentadoria antecipada de Mauro Cid
Política Lindbergh Farias alerta para conspiração de anistia a Bolsonaro e ameaça contra Lula e Moraes
Política Combate ao crime organizado no setor de combustíveis: um marco histórico para o Brasil Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 37°
Tempo limpo
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação