A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, 12, revela que, se as eleições fossem hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria o favorito na eleição de 2026, vencendo todos os adversários simulados. O levantamento foi realizado antes da cirurgia de Lula na cabeça.
Nos quatro cenários simulados pelo instituto, Lula venceria no segundo turno com ampla vantagem contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o influenciador digital Pablo Marçal (PRTB) e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União).
O petista apresenta o maior percentual de intenções de voto contra Ronaldo Caiado, com 54% das intenções de voto contra 20%. Contra Bolsonaro, Lula venceria com 51% contra 35%, diferença mais expressiva do que os 2,13 milhões de votos registrados entre os dois no segundo turno de 2022. Em disputas contra Tarcísio e Pablo Marçal, o presidente alcança 52%, enquanto os adversários somam 26% e 27%, respectivamente.
Apesar de liderar, a possível candidatura de Lula divide opiniões. Para 52% dos entrevistados, o presidente não deveria disputar novamente, enquanto 48% apoiam sua candidatura. Em outubro, a rejeição à candidatura era maior, com 58% contrários e 40% favoráveis.
O cenário sobre quem será o provável adversário de Lula de 2026, caso ele decida ser candidato, ainda é incerto. Jair Bolsonaro, que se apresenta como único candidato viável da direita, está inelegível até 2030.
Tarcísio de Freitas diz que pretender focar em São Paulo, e Pablo Marçal já sinalizou intenção de concorrer à presidência após derrota para a prefeitura paulistana, mas tem processos na Justiça eleitoral que podem torná-lo inelegível.
Ronaldo Caiado é o único nome que se declarou pré-candidato à presidência em 2026, mas enfrenta obstáculos jurídicos. O TRE-GO o tornou inelegível a última quarta-feira, 11, por oito anos por abuso de poder político, decisão ainda passível de recurso.
Esta é a maior pesquisa já realizada pelo instituto. Foram feitas 8.598 entrevistas presenciais entre os dias 4 e 9 de dezembro. A margem de erro é de 1 ponto percentual, e o índice de confiança é de 95%.
Política Depois de isentar IR até R$ 5 mil, Lula sinaliza para isenção de PLR e fim da escala 6x1
Política STF determina que Bolsonaro cumpra início da pena de 27 anos na carceragem da PF
Política Heleno e Paulo Sérgio Nogueira são presos após condenação pela tentativa de golpe
Política “A ficha caiu”, diz cúpula do Exército sobre pedido de aposentadoria antecipada de Mauro Cid
Política Lindbergh Farias alerta para conspiração de anistia a Bolsonaro e ameaça contra Lula e Moraes
Política Combate ao crime organizado no setor de combustíveis: um marco histórico para o Brasil Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 37°
Tempo limpo
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação