A cidade de Rio Real, no Litoral Norte da Bahia, sedia até este domingo (28) dois importantes eventos que reforçam seu protagonismo no agronegócio: a tradicional Festa da Laranja e a Agro Real. Reconhecida como maior produtora de laranja do estado, Rio Real comemora avanços econômicos, turísticos e sociais que fortalecem sua posição como polo estratégico da citricultura baiana.
Neste sábado (27), o governador Jerônimo Rodrigues participou das celebrações e realizou uma série de entregas que visam impulsionar o desenvolvimento da região. "Estamos aqui não só para festejar, mas para garantir investimentos que gerem emprego, renda e melhores condições de vida para a população", afirmou o governador.
Durante o evento, o secretário de Agricultura da Bahia, Pablo Barrozo, destacou a reativação da Câmara Setorial da Citricultura, como parte do esforço para articular políticas públicas voltadas ao setor.
“Estamos construindo um espaço permanente de escuta, planejamento e decisões coletivas, com o objetivo de aumentar a competitividade da nossa citricultura, garantir sua sustentabilidade e ampliar sua presença nos mercados nacional e internacional”, afirmou, Barrozo.
O secretário fez questão de reafirmar que a força da citricultura está espalhada por diversas regiões, com destaque para o Litoral Norte, o Recôncavo e polos do Norte da Bahia. “A Bahia ocupa a 4ª posição no ranking nacional da produção de laranja, com mais de 600 mil toneladas colhidas por safra. E Rio Real é, sem dúvida, o maior polo citrícola do estado. Outros municípios tem se firmado na cadeia da laranja, como Inhambupe, Esplanada, Itapicuru, Alagoinhas, Jandaíra, Entre Rios, Acajutiba, Barreiras, Jaguaripe, Sapeaçú e Santo Antônio de Jesus, entre outros”.
Na cidade, o gestor da Seagri também visitou os estandes da Agro Real 2025, que chega à sua 2ª edição como a maior feira citrícola do Nordeste. Na exposição, conversou com produtores rurais e destacou a importância de valorizar o trabalho desenvolvido no campo.
Entre os destaques, está a entrega de uma nova Agroindústria da Laranja, que permitirá desde o beneficiamento do fruto até a produção de derivados como sucos, broas, geleias e sequilhos — ampliando o valor agregado da produção local e fortalecendo a agricultura familiar. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Além disso, o município receberá, por meio do governo estadual, importantes obras de infraestrutura, como a reforma e ampliação do Hospital e Maternidade Maria Amélia Menezes Santos, melhorias na feira livre, implantação do sistema de esgotamento sanitário, novos equipamentos de saúde, bancadas para feirantes e um trator agrícola com implementos.
Educação Prefeitura de Rio Real inicia pagamento do precatório dos professores após cinco anos de espera
Rio Real Rio Real elabora Plano Municipal de Saneamento Básico com participação popular
Emprego Éconis anuncia novas vagas de emprego em Rio Real (BA); veja como se candidatar
Rio Real Rio Real anuncia criação da Casa da Cultura na antiga Estação Ferroviária
Saúde Casa de Apoio de Rio Real é implantada em Salvador para acolher pacientes do município
Bahia Rio Real assume Estação Ferroviária em concessão sem ônus e prepara revitalização do espaço
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsas