A 9ª edição da Feira GastroArte consolidou-se em Alagoinhas como uma das iniciativas culturais e econômicas mais significativas da região. Realizada no bairro Jardim Pedro Braga, na praça José Cláudio dos Santos, a feira reuniu em um só espaço gastronomia, arte, empreendedorismo e encontros que fortaleceram a identidade local.
Criada em 2021, a Feira foi idealizada por Welia Carla e seus sobrinhos, com o objetivo de fomentar a gastronomia e o artesanato, estimulando inclusão social, geração de renda e valorização de expressões culturais que carregam memórias afetivas. Hoje, Welia Carla coordena a feira junto a uma equipe de 10 pessoas que dão suporte à realização do evento. Mais do que um espaço de vendas, tornou-se um ambiente de experiências e desenvolvimento para microempreendedores da cidade.
De acordo com Alcione Martins, expositora e proprietária do Empório Mercearia, a feira tem sido o principal espaço de divulgação e venda de seus produtos. Ela comercializa queijos artesanais premiados no Brasil e na França, além de doces e geleias de Minas Gerais.
“Esta é a quarta edição que participo e percebo um crescimento constante na procura pelos queijos. A qualidade dos produtos, somada à força da GastroArte, atrai cada vez mais clientes”, destacou. Para Alcione, a organização desta edição foi um diferencial: “O ponto alto foi o cuidado impecável da equipe, atenta a cada detalhe e sempre pronta a apoiar os expositores. Isso fez toda a diferença.”
A professora e escritora Cris Mendes também ressaltou o caráter acolhedor do evento:
“A Feira GastroArte é um convite à conexão com a cultura e a arte que fazem de Alagoinhas um celeiro cultural. A organização do espaço em uma praça de bairro traz um diferencial importante, promovendo encontros entre artesãos, artistas, leitores, escritores e apreciadores de comida e bebidas artesanais. E, o mais importante: valoriza o empreendedorismo local pautado no trabalho artesanal. Assim, a Feira se torna um espaço acolhedor, com trocas afetivas e vivências marcantes para famílias inteiras e amigos. O passeio dominical retoma a delicadeza da poética cotidiana que afaga as almas.”
A empreendedora Natalice Barbosa, que também participou como expositora com o Brechó D’Propósito, destacou a harmonia da feira:
“Achei tudo muito bem organizado e harmonioso. Foi, além de tudo, uma grande oportunidade de network, de expandir contatos e de mostrar meu trabalho em um ambiente acolhedor, diverso e cheio de vida.”
O professor e radialista Claudio Pinto, parceiro do programa Papo da Hora, reforçou a intensidade desta edição:
“Foi uma experiência incrível. Mesmo já tendo visitado as edições anteriores, desta vez achei a feira mais intensa, com muitas opções de artesanato, livros e alimentos para diferentes gostos. Só tenho a agradecer a Welia pela parceria com o programa Papo da Hora, desejar sucesso nas próximas edições e parabenizar todos os expositores.”
A cada edição, a GastroArte mostra que é um evento que cresce em escala e amplitude, acolhendo diferentes públicos e experiências. Esse reconhecimento também já reverbera no poder público: o vereador Thor de Ninha destinou uma emenda parlamentar para fortalecer a iniciativa, que contou ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Ordem Pública – SEMORP e da SDEE - Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego, ampliando seu alcance.
Um aspecto importante que merece destaque é a pujança econômica de Alagoinhas, que fortalece o cenário comercial e cultural da Feira GastroArte. A cidade, com seu dinamismo econômico e diversidade de empreendedores, oferece o ambiente adequado para que eventos como este se consolidem e ampliem sua relevância, criando oportunidades de visibilidade, negócios e troca de experiências para os participantes. Essa característica reforça a importância da feira como um espaço de conexão entre cultura e economia local, e evidencia seu potencial de crescimento e valorização do comércio regional.
A Feira GastroArte configura-se como uma atmosfera de cultura e empreendedorismo, que acolhe, conecta e valoriza o trabalho artesanal e as expressões culturais de Alagoinhas, evidenciando sua relevância para o desenvolvimento local.
Texto - Kelly Amado
Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 17° Máx. 30°
Parcialmente nubladoMín. 18° Máx. 30°
Parcialmente nublado