Alagoinhas abriu oficialmente, nesta segunda-feira (25), a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2025, que traz como tema “Deficiência Não Define – Oportunidade Transforma – Inclua Nossa Voz”. A edição municipal é assegurada pela Lei nº 2.471/2019 e integra a programação nacional.
A sessão de abertura, realizada na Câmara Municipal por iniciativa do vereador Luciano Almeida, contou com a presença de representantes do poder público, entidades sociais e instituições que atuam na área, como a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Alagoinhas (AMA), a Apae Alagoinhas, a Associação Pestalozzi e a Associação da Pessoa com Deficiência de Alagoinhas e Adjacências (APCDAA).
De acordo com Diana de Jesus, gerente de Políticas para Inclusão e Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o objetivo é fortalecer a rede de promoção, proteção e inclusão. “Durante a semana, teremos o seminário para discutir os fluxos de atendimento e o Encontro Anual, para refletir e mensurar a efetivação das leis municipais”, explicou.
Para Elbênia Ramos, diretora de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos da Sedes, o tema de 2025 reforça a necessidade de transformar oportunidades em inclusão real: “Não adianta falar de pessoa com deficiência sem trazê-las para compartilhar suas vivências. O compromisso é abrir espaços acessíveis em todas as áreas.” Ela também lembrou os 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão, promulgada em 2015.
A presidente da AMA, Mayara Pinto, destacou a relevância do debate: “É preciso falar sobre o que as pessoas com deficiência e suas famílias enfrentam e planejar políticas públicas para elas, acreditando na construção coletiva.”
Com mais de seis décadas de atuação, a Apae também reforçou seu papel histórico. “Estamos nessa luta há mais de 63 anos e seguimos cobrando das autoridades inclusão e acessibilidade”, disse Jailda Argolo, presidente da instituição.
O vice-prefeito Luciano Sérgio, que também é pessoa com deficiência, reforçou o compromisso da gestão: “A inclusão sempre será carro-chefe dos planos de governo. A pessoa com deficiência deve ser vista como cidadã de direitos, capaz de contribuir com a sociedade.”
O secretário de Desenvolvimento Social, João Rabelo, afirmou que a Semana é um marco para consolidar políticas públicas inclusivas. “Temos avançado em diálogo e ações voltadas à inclusão, mas o desafio é diário. Nosso compromisso é garantir que cada pessoa com deficiência em Alagoinhas tenha seus direitos respeitados e oportunidades plenas de participação na vida social”, concluiu.
Mín. 17° Máx. 26°
Mín. 17° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 30°
Tempo limpo