Paredes, lajes, vigas, colunas são feitas inteiramente em um ambiente industrial controlado e transportadas para o local de obra, onde são montadas e passam a fazer parte de uma casa. Esse é o modelo de construção pré-fabricada, cujo mercado deve movimentar mundialmente cerca de US$ 30,9 bilhões (R$ 172,6 bilhões, na cotação atual) até 2029, segundo a Mordor Intelligence.
Assim como em outras áreas da engenharia, a construção pré-fabricada também demanda o uso de tecnologia para garantir precisão no planejamento, industrialização dos componentes e padronização dos processos. É o que explica Daniel Matos, engenheiro civil da Garder Engenharia, empresa especializada na área.
“A tecnologia se reflete na integração de sistemas que controlam qualidade, produtividade e logística, além de permitir a produção em escala sem comprometer a excelência da entrega final”, diz Matos.
Entre as principais inovações tecnológicas dos últimos anos, ele destaca a automação de formas metálicas e moldes (que garante precisão dimensional e repetibilidade) e os sistemas de gestão de produção e rastreabilidade das peças para otimizar o controle de qualidade.
Há também a tecnologia de concreto de alto desempenho, que reduz falhas e pode aumentar a durabilidade das estruturas, e a integração entre projeto e produção, com base em modelos digitais (CAD/CAM).
“O uso de modelagem BIM vem ganhando espaço na etapa de projeto, permitindo compatibilização entre disciplinas e antecipação de interferências. A inteligência artificial (IA) já é considerada em processos preditivos de manutenção e logística. A impressão 3D, embora ainda incipiente no Brasil para estruturas em larga escala, desponta como tendência para protótipos e elementos personalizados”, afirma Matos.
O termo “BIM” ao qual o engenheiro se refere vem do inglês “Building Information Modeling”, cuja tradução ao português seria “modelagem da informação da construção”. Trata-se de uma plataforma de modelagem digital que permite a criação de representação 3D das peças e estruturas, simulação de desempenho da construção, planejamento da montagem, entre outros.
“A digitalização permite que cada fase da obra – do projeto à montagem – seja sincronizada. Isso se traduz em: redução de retrabalho, previsão mais precisa de cronogramas, rastreabilidade de cada peça produzida e gestão visual de processos via dashboards, acelerando a tomada de decisão”, diz Pedro Santana, também engenheiro da Garder.
Outra funcionalidade do emprego da tecnologia na construção pré-fabricada é a redução de resíduos. No caso da Garder, o ambiente industrial controlado tem como premissa reduzir drasticamente perdas de materiais. Softwares de corte e produção buscam garantir uso otimizado de insumos e o transporte calculado das peças evita desperdícios comuns nas obras tradicionais, esclarece Santana.
Em relação ao futuro da construção pré-fabricada, Matos e Santana dizem que já é possível identificar algumas tendências. Aplicação de robótica na montagem em campo, produção modular voltada também para obras comerciais e industriais, adoção de materiais sustentáveis e customização em escala industrial com base em dados coletados via IA são exemplos.
“O que se vê é uma busca por obras mais rápidas e com menor dependência de mão de obra especializada, especialmente em um cenário de escassez de profissionais. Ao mesmo tempo, aumenta a demanda por habitações de alta qualidade e padronização construtiva, favorecendo o setor de construções pré-fabricadas”, finaliza Santana.
Para saber mais, basta seguir a Garder Engenharia no Instagram: https://www.instagram.com/garder.engenharia/
Tecnologia Realme lança seu primeiro celular produzido no Brasil, o C75 5G. Veja preço e ficha técnica
Tecnologia Integração de áreas impulsiona gestão em serviços
Bahia Instituto de Identificação Pedro Mello comemorou 115 anos acompanhando avanços tecnológicos
Tecnologia Startups de inteligência artificial ganham espaço no mercado
Tecnologia Bayer LATAM reduz custos com automação em 1 milhão de EUR
Tecnologia Faculdade Focus facilita nova graduação para professores Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 37°
Tempo limpo
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação