A comunicação com os consumidores nunca foi tão digital nos bares e restaurantes do Brasil. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em maio deste ano mostrou que 93% utilizam o Instagram como canal de relacionamento com os clientes. O WhatsApp vem logo atrás, com 80% de adesão, reforçando a força do atendimento direto por mensagem.
Outras ferramentas tradicionais continuam relevantes, como o Facebook (44%) e sites próprios (28%), enquanto o TikTok (10%) começa a chamar atenção. Já o Google Perfil de Empresas, hoje usado por 43% dos negócios, saltou de apenas 1% em 2023 para se tornar uma vitrine de grande alcance entre consumidores que buscam informações rápidas e confiáveis.
Segundo o líder de Marketing da Abrasel, Daniel Borges, os dados refletem uma transformação estrutural na maneira como o setor lida com a comunicação. “A experiência do cliente começa antes da porta e vai além da conta. Na correria da operação, canais práticos e acessíveis mantêm essa conversa viva. Se você não aparece onde o cliente procura, a concorrência aparece”, afirma.
Avaliações on-line pesam na decisão de compra
Apesar da presença crescente no ambiente digital, muitos empreendedores ainda subaproveitam esses canais. Segundo a pesquisa, 67% dos estabelecimentos afirmam que acompanham e respondem às avaliações dos clientes, personalizando as respostas quando necessário. No entanto, outros 11% apenas leem os comentários, sem interagir, e 6% sequer monitoram suas redes.
A falta de engajamento pode ser um risco. Um estudo da Abrasel, feito em parceria com o Reclame AQUI, mostrou que 63% dos consumidores consideram as avaliações on-line antes de escolher onde comer. “Responder elogios ou críticas demonstra atenção e, de graça, influencia quem está a um clique de escolher você. Cada resposta fala com quem comentou e com todos que ainda avaliam onde vão gastar”, diz Daniel.
Imagem positiva, mas dependente de presença constante
Mesmo com desafios no engajamento, o setor mantém boa reputação digital. De acordo com outro levantamento da Abrasel, realizado em parceria com a Harmo, a nota média dos bares e restaurantes no ambiente on-line é de 4,3 estrelas — um índice próximo da zona de excelência, que começa em 4,5.
Para Daniel Borges, a manutenção e o avanço desse resultado dependem menos de grandes investimentos e mais de presença constante. “Não é questão de gastar fortunas, e sim de planejamento e constância. Marque presença, relacione de verdade e use todos os canais para agregar valor ao longo da jornada do cliente, até depois dele pedir a conta”.
Tecnologia Realme lança seu primeiro celular produzido no Brasil, o C75 5G. Veja preço e ficha técnica
Tecnologia Integração de áreas impulsiona gestão em serviços
Bahia Instituto de Identificação Pedro Mello comemorou 115 anos acompanhando avanços tecnológicos
Tecnologia Startups de inteligência artificial ganham espaço no mercado
Tecnologia Bayer LATAM reduz custos com automação em 1 milhão de EUR
Tecnologia Faculdade Focus facilita nova graduação para professores Mín. 20° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 32°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsas