Fundada em 2018, a Ludos Pro é uma edtech — startup de educação e tecnologia — que tem como missão democratizar o acesso à educação e impulsionar a transformação digital no ambiente corporativo. Para isso, integra gamificação, design centrado no usuário e IA para construir jornadas de aprendizagem envolventes, personalizadas e orientadas por dados.
A empresa já impactou mais de 1,5 milhão de pessoas em setores como varejo, indústria, financeiro, automotivo, educação, tecnologia e telecomunicações. Sua solução também já ultrapassou fronteiras, com adoção em países da América Latina, Estados Unidos e Europa — e, ao que tudo indica, deve ultrapassar a marca de 2 milhões de pessoas treinadas até o fim deste ano.
Desde sua fundação, a startup vem conquistando reconhecimento no ecossistema de inovação. Foi destaque nas listas 100 Open Startups, 100 Startups to Watch (PEGN), Watch List Company da Training Industry e figura entre as 100 edtechs mais promissoras da América Latina e Caribe, segundo a HolonIQ.
“Capacitação precisa inspirar. Nosso objetivo é tornar o desenvolvimento profissional algo empolgante, acessível e mensurável, contribuindo diretamente para o crescimento dos profissionais e das empresas”, afirma Danilo Parise, CEO e cofundador.
A startup desenvolve soluções baseadas em microlearning, metodologia que organiza o conteúdo em unidades curtas e segmentadas. A proposta inclui recursos voltados ao engajamento, socialização e acompanhamento da aprendizagem no ambiente corporativo.
Como funciona a plataforma
A plataforma utiliza elementos de gamificação como parte da estratégia de interface e interação. A partir da atividade dos usuários, são gerados dados que podem ser analisados para apoiar decisões relacionadas à gestão do conhecimento e desenvolvimento de equipes.
Ao integrar IA generativa à criação de conteúdo, a plataforma permite que empresas desenvolvam cursos gamificados do zero em minutos — uma tarefa que antes tomava mais de 80 horas entre pesquisa, roteirização e desenvolvimento. Essa automação acelera entregas, reduz custos e potencializa o alcance da capacitação nas organizações, tornando o treinamento um vetor real de performance.
Segundo Eduardo Calixto, CTO e sócio da empresa, a combinação entre IA e gamificação não só agiliza as entregas, como também aumenta a eficácia das trilhas de aprendizagem.
“Com o conteúdo já nascendo pronto e gamificado, as organizações ganham agilidade, engajamento e consistência na formação de seus times — com mínima intervenção técnica e máximo impacto”, afirma o executivo.
A nova era do T&D (Treinamento e Desenvolvimento)
A valorização do capital humano está no centro das estratégias corporativas. De acordo com o Panorama do T&D no Brasil 2024/2025, o país atingiu um recorde histórico de 24 horas de treinamento por colaborador — superando, pela primeira vez, a média dos Estados Unidos. Essa evolução reforça o papel da aprendizagem contínua como motor de performance e vantagem competitiva.
“Nesse contexto, soluções que integram inteligência artificial, gamificação e experiências centradas no usuário ganham protagonismo, tornando o aprendizado mais eficiente, escalável e alinhado aos objetivos de negócio — e às necessidades dos profissionais do futuro”, comenta Parise.
Para saber mais, basta acessar: https://www.ludospro.com.br
Tecnologia Realme lança seu primeiro celular produzido no Brasil, o C75 5G. Veja preço e ficha técnica
Tecnologia Integração de áreas impulsiona gestão em serviços
Bahia Instituto de Identificação Pedro Mello comemorou 115 anos acompanhando avanços tecnológicos
Tecnologia Startups de inteligência artificial ganham espaço no mercado
Tecnologia Bayer LATAM reduz custos com automação em 1 milhão de EUR
Tecnologia Faculdade Focus facilita nova graduação para professores Mín. 20° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 32°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsas