Em 2025, ano em que completa uma década de existência, a iDtrust planeja aumentar o faturamento em 80%, alcançando R$ 90 milhões. A empresa de tecnologia é especializada em soluções para o mercado de crédito, tendo atingido mais de R$ 100 bilhões de operações transacionadas somente em 2024. O portfólio de clientes inclui companhias líderes nos segmentos de petróleo, fintechs, varejo, fertilizantes, mineradoras, agronegócio, entre outros.
Para alcançar a meta de crescer o faturamento em 80%, a iDtrust se apoiará no aumento da rentabilidade dos clientes com estratégias de tesouraria, otimização de fluxo de caixa e operações de crédito, como explica Junior Santos, CEO da iDtrust.
Ele esclarece ainda que a empresa está pondo em prática muitas tendências do mercado. “Com tecnologia preparada para operações com recebíveis, a plataforma da iDtrust visa oferecer segurança contra ameaças cibernéticas, uma preocupação central no mundo em que vivemos hoje. As instituições financeiras precisam garantir que as transações e os dados dos clientes estejam protegidos”, diz.
Santos explica que a alta expectativa de crescimento da empresa está atrelada à experiência e à integração entre o mundo digital e físico no consumo, que vem redefinindo o setor financeiro. O CEO acredita que a revolução do mercado é impulsionada por inovações tecnológicas como inteligência artificial, blockchain e tokenização de ativos.
“O foco no produto ou serviço mudou para experiências integradas e personalizadas. As empresas precisam atender às expectativas dos consumidores, que hoje esperam interações fluidas, seguras e que agreguem valor real ao seu dia a dia, e isso só é possível com a tecnologia", exemplifica o executivo.
No caso do blockchain, Santos acredita que se trata de uma solução confiável para esse desafio, oferecendo uma maneira segura e transparente de registrar transações.
"Além de aumentar a segurança, a tecnologia blockchain impacta também a confiança dos clientes", diz. "Transações registradas em blockchain são imutáveis e verificáveis, o que elimina muitas das incertezas e riscos associados às operações financeiras tradicionais”, complementa Santos.
A tokenização de ativos é outra inovação que está mudando a forma como os investimentos são gerenciados e comercializados, na visão do CEO. Ao converter ativos financeiros em tokens digitais, as instituições podem oferecer novas oportunidades de investimento que são mais acessíveis e líquidas.
"Com a tokenização, é possível democratizar o acesso a investimentos que antes eram restritos a um pequeno grupo de pessoas. Isso amplia as opções para os investidores e melhora a eficiência do mercado financeiro como um todo”, explica.
Desafio da pandemia de covid-19
Sediada em Ribeirão Preto (SP), a iDtrust viu na pandemia de covid-19 um dos maiores desafios para a sua existência como empresa. O negócio precisou se adaptar rapidamente a fim de enfrentar a crise, diz Santos. Ele afirma que esse processo foi crucial para a iDtrust se tornar o que é hoje.
“Em meio aos desafios, encontrei uma nova oportunidade no mercado de certificação digital e segurança de dados. Mesmo durante o ‘furacão’ da pandemia, conseguimos apostar na diversidade de produtos de crédito para atender as mais diversas empresas. Esse diferencial nos rendeu clientes como a Petrobras e o Mercado Pago, que utilizam nossos serviços até hoje”, lembra.
Uma das primeiras grandes parcerias da iDtrust foi com o Nubank, com a empresa oferecendo soluções avançadas de certificação digital e assinatura eletrônica. Outras fintechs e empresas de tecnologia também se interessaram pelas soluções da iDtrust, ampliando rapidamente a base de clientes da nova empresa.
“A Plataforma Finanfor, por exemplo, conecta fornecedores de grandes empresas com instituições financeiras, facilitando o acesso a crédito e melhorando a gestão de fluxo de caixa. O processo, que vai da solicitação ao financiamento, é totalmente automatizado”, destaca Santos.
O CEO menciona também a plataforma para o varejo, que utiliza tecnologia para ajudar empresas a gerar novas receitas e reduzir os custos operacionais. A solução permite a integração com sistemas de software que centralizam e automatizam os principais processos de negócio (ERPs), oferecendo gestão e conciliação de pagamentos, com o objetivo de facilitar a antecipação de recebíveis.
Para saber mais, basta acessar: https://www.idtrust.com.br/
Tecnologia Realme lança seu primeiro celular produzido no Brasil, o C75 5G. Veja preço e ficha técnica
Tecnologia Integração de áreas impulsiona gestão em serviços
Bahia Instituto de Identificação Pedro Mello comemorou 115 anos acompanhando avanços tecnológicos
Tecnologia Startups de inteligência artificial ganham espaço no mercado
Tecnologia Bayer LATAM reduz custos com automação em 1 milhão de EUR
Tecnologia Faculdade Focus facilita nova graduação para professores Mín. 20° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 32°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsas