O que você pretende dar de presente de Dia das Mães? É provável que os primeiros itens que vieram à sua cabeça sejam cosméticos e roupas – essa é a resposta de 47% dos entrevistados em pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva. Definitivamente, esse não é o caso de Aline Leite, que está oferecendo à mãe algo com muito mais impacto. “Minha mãe sempre sonhou em fazer um curso superior, mas mesmo que eu e minha irmã a incentivássemos, ela se sentia ultrapassada", conta.
Detalhe: ela não está simplesmente pagando uma faculdade para Aracy, 65, mas está incluindo a mãe como dependente no benefício educação oferecido pela empresa em que atua como head de Business Unit, o Unico Skill. “Com acesso ao benefício, ficou mais fácil convencê-la de que nunca é tarde."
Criador do primeiro benefício educação ilimitada do Brasil, o Unico Skill já atende a mais de 80 empresas com cerca de 190 mil colaboradores. Os funcionários do próprio Unico Skill, claro, estão entre eles – e são os primeiros a experimentar uma novidade anunciada na semana do Dia das Mães: a possibilidade de incluir mães e pais como dependentes no benefício (além de filhos e cônjuges, o que já era possível).
Segundo o CEO do Unico Skill, Joca Oliveira, os clientes ficaram entusiasmados com o anúncio e não esconderam a surpresa, já que pacotes tradicionais, como os planos de saúde, incluem somente filhos e cônjuges. “Estamos criando um novo paradigma no mercado de benefícios. Já fomos pioneiros na criação do primeiro benefício educação, porque entendemos que essa é uma necessidade básica das pessoas, como saúde e alimentação. Agora, inovamos com os dependentes. Ser inovador está no nosso DNA", afirma o executivo.
Joca Oliveira destaca que benefícios são importantes no engajamento da equipe e na retenção de talentos e que a flexibilização é um desejo dos colaboradores. Dados da pesquisa “Benefícios Corporativos: O impacto dos benefícios no futuro do trabalho”, do MIT Sloan Management Review Brasil em conjunto com o Unico Skill, mostram que mais de 90% dos trabalhadores querem pacotes de benefícios mais flexíveis.
População está mais velha
Segundo o IBGE, a população com mais de 60 anos corresponde a 15,6% do total no Brasil e supera o índice dos que têm entre 15 e 24 anos (14,8%). Essa tendência também é percebida nas universidades. Entre 2013 e 2023, pessoas com mais de 60 anos foram a única faixa etária a apresentar alta no número de matrículas em instituições de ensino superior privadas: 22% na modalidade presencial e 672% nos cursos à distância. Os dados são do Semesp, que representa mantenedoras de ensino superior do país.
No mercado de trabalho, o contingente de profissionais 50+ é de mais de 13 milhões, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, com predominância de ocupações com baixa remuneração e escolaridade. “Os números mostram a urgência das políticas de qualificação e valorização desse público, inclusive por parte da iniciativa privada”, salienta Oliveira.
Cuidar de quem cuidou
“Minha mãe sempre foi a maior defensora da minha educação e me deu oportunidades que ela mesma não teve. É uma honra poder retribuir um pouco disso hoje”, afirma Pamela Ricoldi, que trabalha como especialista de RH no Unico Skill. A mãe dela, Luciene, 54, agora poderá fazer algo que sempre desejou: estudar inglês: “Ela já tentou começar em alguns cursos particulares, mas o ensino não era adaptado a uma pessoa da idade dela. Então, ela acabava se sentindo deslocada e parava. Agora, ela vai ter acesso a professores particulares".
Manter a mente ativa com atividades cognitivas pode contribuir para retardar o envelhecimento do cérebro. Uma pesquisa publicada na revista Nature Commucations apontou a educação como um dos “fatores modificáveis” associados ao risco de demência. Ou seja, quanto mais educação a pessoa tiver, menor a chance do desenvolvimento de doenças como Alzheimer e Parkinson.
“O colaborador se sente muito mais motivado e engajado se perceber que a empresa está cuidando de quem ele ama", afirma Joca Oliveira. Para Pamela, “É realmente valioso pensarmos que, independentemente da idade, todo mundo merece a chance de aprender e se desenvolver, seja para benefício pessoal ou profissional".
Como funciona
Para ter o benefício de educação Unico Skill, a empresa paga um valor fixo por colaborador, de acordo com o plano que escolher – são quatro opções. Os funcionários passam a ter acesso ilimitado a uma plataforma com milhares de opções de graduações, pós, idiomas, cursos livres e mentorias, em mais de 90 instituições brasileiras e estrangeiras, como Wharton, MIT, Kellog, FGV, USP, Ibmec, Cellep, Fluency, CNA, Coursera, Estácio de Sá e Cruzeiro do Sul. O Unico Skill já permitia a extensão do benefício a filhos e cônjuges – e, agora, mães e pais também podem ser incluídos.
Tecnologia Realme lança seu primeiro celular produzido no Brasil, o C75 5G. Veja preço e ficha técnica
Tecnologia Integração de áreas impulsiona gestão em serviços
Bahia Instituto de Identificação Pedro Mello comemorou 115 anos acompanhando avanços tecnológicos
Tecnologia Startups de inteligência artificial ganham espaço no mercado
Tecnologia Bayer LATAM reduz custos com automação em 1 milhão de EUR
Tecnologia Faculdade Focus facilita nova graduação para professores Mín. 20° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 32°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsas