A Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria de Saúde (Sesau), segue avançando no aperfeiçoamento dos serviços voltados ao bem-estar da população. E para oferecer mais conforto e qualidade de vida aos usuários do sistema de saúde municipal, nesta quarta-feira (7), foi iniciada na Unidade de Saúde da Família (USF) Gleba B a coleta descentralizada de amostras de exames laboratoriais.

A iniciativa visa facilitar e aproximar o acesso dos munícipes às unidades de saúde, pensando sobretudo nos usuários que possuem dificuldade de locomoção. Inicialmente, a ação será incorporada em quatro equipamentos. Além da USF da Gleba B, integram a lista as unidades do Camaçari de Dentro; Fonte das Águas, em Arembepe; e de Barra do Pojuca.
De forma gradativa, os demais equipamentos, tanto da sede quanto da orla, passarão a fazer parte desses espaços de oferta, conforme explicou o diretor da Regulação de Camaçari, Lúcio Guimarães. “Estamos dando o pontapé inicial da ação na USF Gleba B. Por aqui, a coleta será feita todas as quartas-feiras, atendendo cerca de 40 pacientes. Nas outras três unidades, também serão feitos esses 40 procedimentos nos dias de atendimento de cada lugar. É um momento novo, de aproximar a unidade de saúde das pessoas. Sem contar, na satisfação em ver a alegria de muitos pacientes que estavam na demanda reprimida, esperando para fazer os exames desde 2003, muitos com requisição na mão, mas sem poder fazer os procedimentos”, pontuou.

Uma das camaçarienses atendidas na USF Gleba B foi Edneia Pereira, 43 anos, que comemorou a chegada do serviço. “Está sendo muito bom. Antes, a gente tinha que correr para outras unidades mais distantes, enfrentar alguns transtornos, esperar para realizar o exame. Agora, tá pertinho de casa, e foi bem rápido. Pelo que vi hoje, acredito que realmente veio para ficar”, avaliou.
A dona de casa Alessandra Maria, 51 anos, destacou a ansiedade da comunidade. “Eu, meus vizinhos, e as outras pessoas que moram no bairro, estávamos aguardando por isso há muito tempo. Aqui tinha falta de muita coisa. Mas, esse ano, eu tinha certeza que iria ser diferente, e a prova está aí. Estamos tendo acesso à chegada de um serviço muito importante, e mais perto de casa”, disse.


Na USF Camaçari de Dentro, a coleta será realizada todas às sextas. Na Fonte das Águas, às terças, com início no dia 13; e em Barra do Pojuca, também às quartas-feiras, com início no dia 14. Os usuários que aguardam para realizar os exames, serão devidamente notificados pela central da Sesau.



Saúde Governo federal inicia pagamento de indenizações a famílias afetadas pelo vírus Zika
Saúde iFood e Ministério da Saúde firmam parceria para ampliar alcance de campanhas de saúde pública
Saúde Mpox não é mais uma emergência, mas preocupações permanecem, diz OMS
Saúde OMS: mais de 1 bilhão de pessoas vivem com transtornos mentais
Saúde Governo federal regulamenta indenização e pensão a vítimas do vírus Zika
Saúde Trump avalia restringir remédios chineses nos EUA Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 37°
Tempo limpo
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação