Internado há 15 dias no hospital DF Star, em Brasília, após ser submetido a sua sexta cirurgia, Jair Bolsonaro protagoniza um reality show improvisado que, segundo o jornalista Ricardo Noblat, em artigo publicado no portal Metrópoles, amarga baixos índices de audiência nas redes sociais e revela o isolamento crescente do ex-presidente. A tentativa de comover apoiadores com vídeos, fotos de cicatrizes e ataques à Justiça, segundo Noblat, resultou em "um espetáculo macabro" que não mobiliza nem a própria base bolsonarista.
Em seu texto, Noblat faz uma comparação com o antigo programa de auditório "Você faz o Show", sucesso da televisão pernambucana nos anos 1960. Naquela época, grandes nomes da música brasileira como Elis Regina e Roberto Carlos se apresentavam ao vivo, com audiência cativa. No entanto, o "reality" de Bolsonaro, transmitido diretamente de um quarto de hospital promovido à condição de UTI, não diverte nem emociona. "O machão 'imbrochável, incomível e imorrível' não está à beira da morte, como faz parecer", ironiza o jornalista.
Noblat afirma ainda que o objetivo do ex-presidente é "comover e insuflar" seus apoiadores numa tentativa desesperada de manter viva a esperança de uma ressurreição política. Contudo, o efeito tem sido o oposto: Bolsonaro, acuado pelo risco de condenação e prisão pelo Supremo Tribunal Federal, ruma para o esquecimento. Para o jornalista, o ex-presidente agora se vê sem saídas: poderá tentar fugir, ser preso ou aguardar por uma anistia que dificilmente virá, enquanto sonha com uma revolta popular improvável.
A encenação, segundo Noblat, expõe não apenas a deterioração da imagem pública de Bolsonaro, mas também sua perda de relevância no cenário político nacional. "Bolsonaro esperneia na maca pela piedade dos brasileiros e contra a irrelevância e o esquecimento", conclui o jornalista.
Política Depois de isentar IR até R$ 5 mil, Lula sinaliza para isenção de PLR e fim da escala 6x1
Política STF determina que Bolsonaro cumpra início da pena de 27 anos na carceragem da PF
Política Heleno e Paulo Sérgio Nogueira são presos após condenação pela tentativa de golpe
Política “A ficha caiu”, diz cúpula do Exército sobre pedido de aposentadoria antecipada de Mauro Cid
Política Lindbergh Farias alerta para conspiração de anistia a Bolsonaro e ameaça contra Lula e Moraes
Política Combate ao crime organizado no setor de combustíveis: um marco histórico para o Brasil Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 37°
Tempo limpo
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação