O número global de ataques cibernéticos cresceu 44%, conforme aponta o relatório anual The State of Global Cyber Security 2025, elaborado pela Check Point Research. O documento revela um ecossistema de ameaças em maturação, com destaque para o avanço de técnicas como infostealers, uso de inteligência artificial generativa (GenAI) em campanhas maliciosas e o fortalecimento do modelo de ransomware como serviço (RaaS). A pesquisa foi baseada na análise de dados coletados ao longo de todo o ano de 2024 em diversos vetores de ameaça, incluindo infostealers, ransomware, botnets e exploração de dispositivos de borda.
A rápida evolução dessas ameaças é atribuída pelo relatório à crescente sofisticação dos grupos cibercriminosos, que têm adotado novas abordagens para invadir ambientes corporativos. O relatório também chama atenção para o uso da GenAI em atividades como deepfakes, golpes financeiros e manipulação da opinião pública. Infostealers, que visam roubar credenciais e dados sensíveis, registraram um aumento de 58% no último ano, sendo que mais de 70% das infecções ocorreram em dispositivos pessoais – Markswell Coelho, coordenador do Instituto Brasileiro de Cibersegurança (IBSEC), afirma que: “Isso é um reflexo direto do avanço de políticas como o BYOD (Bring Your Own Device), o aumento do trabalho remoto e políticas BYOD ampliou a superfície de ataque, pois os dispositivos pessoais passam a ter acesso a ativos corporativos”.
Já o Brasil aparece entre os principais países de origem dos logs comercializados no Russian Market, representando 8% do total. Esses logs contém credenciais e informações roubadas de dispositivos comprometidos por infostealers, evidenciando o volume de ataques direcionados a alvos no território nacional. Markswell Coelho comenta: “no contexto brasileiro, os dados reforçam a relevância do país no cenário global de ameaças. As ameaças também refletem o uso intensivo de plataformas populares, como contas de e-mail, redes sociais e serviços financeiros, amplamente explorados pelos cibercriminosos para disseminar infecções e capturar informações confidenciais”.
Em termos de ransomware, o Brasil também aparece no gráfico de incidência, com 2% das vítimas globais identificadas em território nacional, conforme dados de vazamentos publicados em fóruns de extorsão. Esse percentual coloca o país ao lado de nações como Índia e Alemanha, revelando a extensão da exposição brasileira a ataques de sequestro digital. Segundo o relatório, atuação de grupos como LockBit e ALPHV, cujas operações passaram por mudanças significativas após ações de autoridades internacionais, contribuiu para a configuração desse cenário.
O relatório ainda destaca que a maioria dos ataques é facilitada por vulnerabilidades em dispositivos de borda, como roteadores, VPNs e gateways corporativos. Em 2024, a pesquisa identificou mais de 200 mil desses dispositivos sob controle de botnets, operadas inclusive por agentes patrocinados por Estados-nação. Markswell Coelho aconselha que: “esse dado reforça a necessidade de medidas preventivas em redes corporativas que integram dispositivos de uso pessoal ou remoto, especialmente em ambientes descentralizados ou híbridos”.
Com base nas análises, a Check Point sugere que empresas adotem estratégias de proteção mais abrangentes, com foco em segmentação de rede, monitoramento contínuo e proteção de endpoints pessoais. Também são recomendadas medidas como a atualização sistemática de softwares, uso de autenticação multifator e treinamento de usuários para prevenção de ataques baseados em engenharia social.
Mais informações: IBSEC
Tecnologia Realme lança seu primeiro celular produzido no Brasil, o C75 5G. Veja preço e ficha técnica
Tecnologia Integração de áreas impulsiona gestão em serviços
Bahia Instituto de Identificação Pedro Mello comemorou 115 anos acompanhando avanços tecnológicos
Tecnologia Startups de inteligência artificial ganham espaço no mercado
Tecnologia Bayer LATAM reduz custos com automação em 1 milhão de EUR
Tecnologia Faculdade Focus facilita nova graduação para professores Mín. 19° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 29°
Chuvas esparsas