O correspondente jurídico é o profissional que desempenha um papel crucial no cenário jurídico brasileiro, atuando como peça-chave na execução de serviços operacionais e de representação em diversas localidades do país. É o que afirma Priscila Pinheiro, advogada e CEO do Correspondente Dinâmico.
Segundo Pinheiro, o serviço desses profissionais pode ser estratégico para a execução de serviços operacionais como diligências e audiências, em todas as cidades do país. “Correspondentes jurídicos são advogados, bacharéis, estagiários ou estudantes de Direito que atuam prestando serviços pontuais para escritórios de advocacia, departamentos jurídicos e empresas de outros segmentos", explica.
Dados do Relatório Justiça em Números 2024 (ano-base 2023), elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), indicam que havia quase 84 milhões de processos em tramitação em 2023 - índice que não para de crescer e chegou a 35 milhões de novos casos. Trata-se de um aumento de aproximadamente 9,5% em relação ao ano precedente.
De acordo com a advogada, as principais funções dos correspondentes jurídicos incluem: protocolo de petições, cópia de processos, distribuições e audiências de conciliação e instrução, além de diligências em cartórios, fóruns e tribunais. “Eles funcionam como braços operacionais de quem precisa de presença física em outros locais”, exemplifica.
O Correspondente Dinâmico iniciou as atividades em 2015 como um diretório de contatos para contratação de correspondentes jurídicos. Hoje, conta com mais de dez anos de atuação conectando contratantes à correspondentes e já alcançou a marca de mais de dois milhões de conexões entre profissionais.
Modalidade pode trazer benefícios para escritórios
Pinheiro ressalta que a atuação dos correspondentes jurídicos inclui diversas funcionalidades, com objetivo de otimizar tempo e reduzir custos operacionais:
Plataformas especializadas
“Plataformas que atuam com correspondentes jurídicos podem facilitar a contratação e garantir rapidez e cobertura nacional”, explica Pinheiro.
Gian Nunes, cofundador do Correspondente Dinâmico e especialista em tecnologia, destaca que plataformas como o Correspondente Dinâmico buscam oferecer uma contratação segura, que conta com validação de documentos e registros na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) dos profissionais cadastrados.
“No Correspondente Dinâmico, por exemplo, a plataforma permite criar redes de profissionais de confiança, com objetivo de garantir qualidade e previsibilidade”, cita.
De acordo com Nunes, os correspondentes têm deixado de ser apenas um recurso emergencial e se tornado parte estratégica da operação jurídica, especialmente para escritórios que atuam em contencioso em massa (bancos, varejo, telecomunicações, etc.), operações que precisam de escala e capilaridade geográfica e advogados autônomos que querem ampliar sua atuação regional.
O especialista observa que, com o uso de tecnologia, como inteligência artificial (IA), notificações inteligentes e sistemas CRM de demandas, esse modelo se moderniza e se consolida como parte fundamental da advocacia eficiente e escalável.
“Os correspondentes jurídicos são aliados estratégicos para escritórios e empresas, otimizando processos e garantindo eficiência em todo o território nacional”, finaliza.
Para mais informações, basta acessar: https://correspondentedinamico.com.br/
Tecnologia Realme lança seu primeiro celular produzido no Brasil, o C75 5G. Veja preço e ficha técnica
Tecnologia Integração de áreas impulsiona gestão em serviços
Bahia Instituto de Identificação Pedro Mello comemorou 115 anos acompanhando avanços tecnológicos
Tecnologia Startups de inteligência artificial ganham espaço no mercado
Tecnologia Bayer LATAM reduz custos com automação em 1 milhão de EUR
Tecnologia Faculdade Focus facilita nova graduação para professores Mín. 19° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 29°
Chuvas esparsas