A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) apresentou, nesta segunda-feira (31), os projetos pedagógicos para as graduações: Licenciatura em Língua chinesa e Bacharelado em Tradução para Língua Chinesa a representantes do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) e da China. O encontro aconteceu na sala de Reuniões da Reitoria, no Campus da universidade, em Salvador.
A parceria é fruto de articulação com o GCUB, costurada durante missão à Pequim, na China, realizada em setembro de 2024. A reitora da Uneb, Adriana Marmori, integrou a comitiva que participou da Conferência Mundial de Língua Chinesa e foi fundamental para o enlace da parceria.
O encontro teve também a presença da vice-reitora, Dayse Lago, da diretora chinesa no Confucius Classroom na Universidade Federal Fluminense, Ana Qiao Jianzhen, da presidente do GCUB, Rossana Silva, além de gestores e docentes da Uneb.
"Com grande entusiasmo celebramos um marco histórico de parceria internacional da Uneb com a China, reforçando seu compromisso com a oferta de cursos voltados à formação de tradutores e docentes de língua chinesa. Esses programas são considerados essenciais para o futuro e para a construção de novas perspectivas globais. Com mais de 74 acordos internacionais já firmados, a nossa instituição se destaca pela inovação e pelo intercâmbio cultural. Agradecemos às equipes, parceiros e organizadores envolvidos na realização dessa conquista, que abrirá novas oportunidades para os estudantes e fortalecerá nossa posição no cenário acadêmico internacional”, destacou a reitora, Adriana Marmori.
A proposta de oferta dessas duas graduações vincula-se ao Programa de Formação de Professores Internacionais de Língua Chinesa; e ao Programa Confúcio de estudos Sobre a China, que concede bolsas de doutorado e apoio a intercâmbios acadêmicos.
“A ampliação do intercâmbio educacional e cultural entre Brasil e China reflete o crescente interesse de alunos de ambos os países. A instalação de fábricas chinesas na Bahia intensificou a demanda por cursos de tradução, interpretação e licenciatura, áreas estratégicas para atender ao mercado. A parceria com a Uneb promete colocar o Brasil no centro da formação em língua e cultura chinesa, atraindo atenção nacional e internacional”, ressaltou Ana Qiao Jianzhen.
De acordo com Rossana Silva, a iniciativa busca fortalecer os laços educacionais entre Brasil e China. “Além de ampliar a formação de tradutores, intérpretes e licenciados em língua chinesa, futuramente, planejamos aumentar o número de estudantes brasileiros na China e receber professores e alunos chineses no Brasil”, disse.
Oferta de vagas em Salvador e Alagoinhas
O curso de bacharelado em Língua Chinesa, com habilitação em Tradução, será ofertado no Departamento de Ciências Humanas (DCH), no Campus de Salvador. Já o curso de Licenciatura em Língua Chinesa será ofertado no Departamento de Linguística, Literatura e Artes (DLLARTES), no Campus de Alagoinhas.
Internacionalização na Uneb
A Uneb possui, hoje, mais de 74 acordos de cooperação técnica, firmados com instituições de ensino de 19 países. Essa rede de convênios possibilita a articulação de importantes parcerias internacionais, como, por exemplo, a criação de grupos conjuntos de pesquisa, a publicação de produções acadêmicas em regime de coautoria, a previsão de dupla diplomação e da cotutela, doutorados-sanduíche, mobilidade e intercâmbio discente e docente, entre outras ações.
No caso das instituições asiáticas, destaca-se o acordo de cooperação firmado com o Hebei Institute of Communications (HEBIC) , localizado na província de Hebei, na China, que prevê a realização de intercâmbios docente e discente, além de pesquisa cooperativa.
Turismo Gustavo Carmo é homenageado por impulsionar o turismo em Alagoinhas
Educação Matrículas 2026 na Rede Municipal de Alagoinhas começam nesta quarta-feira (14); veja calendário e documentos
Educação CPM Bahia abre inscrições para 2026 com vagas em Alagoinhas e outras 15 unidades no estado
Nutrição Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação
Educação Alunos do Colégio Municipal de Alagoinhas (CMA) vivenciam visita técnica a pontos turísticos de Salvador
Política Alagoinhas: Audiência pública para apresentação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2026
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 37°
Tempo limpo
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação