Terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer do colo do útero é tema da campanha Março Lilás. Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são estimados 17.070 novos casos da doença para o triênio 2023-2025.
O câncer de colo do útero é causado pela replicação desordenada das células que fazem o seu revestimento e pode comprometer até mesmo órgãos distantes. São diversas as causas do câncer do colo do útero, como as externas, a exemplo do estilo de vida levado pela mulher, e também as internas, como hormônios e mutações genéticas. “Geralmente é uma doença que tem uma instalação mais prolongada, então existem lesões pré-cancerígenas, que podem ser detectadas e tratadas de uma forma precoce; mas se não detectadas, com o passar do tempo, podem evoluir para lesões malignas”, explica o oncologista do Hospital da Mulher, Dyego Nunes.
Como forma de prevenção, o profissional recomenda que o exame preventivo Papanicolau seja feito anualmente, a partir do início da vida sexual. A vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) também é uma opção indicada. Se detectado inicialmente, o tratamento comumente é realizado através de cirurgias simples. Em casos mais avançados, a quimioterapia também pode ser recomendada.
Nunes destaca que o Serviço de Oncologia Clínica do Hospital da Mulher oferta tratamento integral para o câncer de colo do útero, com realização de cirurgias, além da quimioterapia. A paciente Norma Maria de Moura, natural do município de Tucano, é uma das pacientes atendidas na unidade. “Desde a primeira vez que vim aqui no Hospital da Mulher, fui muito bem recebida pelas enfermeiras, todos os médicos foram bastante atenciosos comigo. Só tenho a agradecer”, compartilhou.
Fonte: Ascom/Hospital da Mulher
Saúde Governo federal inicia pagamento de indenizações a famílias afetadas pelo vírus Zika
Saúde iFood e Ministério da Saúde firmam parceria para ampliar alcance de campanhas de saúde pública
Saúde Mpox não é mais uma emergência, mas preocupações permanecem, diz OMS
Saúde OMS: mais de 1 bilhão de pessoas vivem com transtornos mentais
Saúde Governo federal regulamenta indenização e pensão a vítimas do vírus Zika
Saúde Trump avalia restringir remédios chineses nos EUA Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 37°
Tempo limpo
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação