De acordo com um levantamento inédito feito pelo Instituto Semesp, divulgado pela Agência Brasil, mais de 70% dos entrevistados concordam parcial ou totalmente com o uso da tecnologia e inteligência artificial (IA) no ensino. A pesquisa também revelou que três em cada quatro professores aprovam a utilização da IA como ferramenta educacional.
Ricardo Luis Marcato, sócio-diretor do Centro de Profissionalização e Educação Técnica (CPET), acredita que a IA tem potencial para revolucionar o ensino, pois oferece experiências de aprendizado mais personalizadas e eficientes. “A tecnologia ajuda a identificar as necessidades específicas de cada aluno, permitindo intervenções mais rápidas e eficazes”, explica.
Porém, ele faz um alerta: “a IA deve atuar como suporte a um modelo pedagógico bem elaborado e conduzido por professores e profissionais que vivenciam as demandas do mercado na prática”. Além disso, reforça a necessidade de abordar questões delicadas relacionadas à privacidade, desigualdade, ética e ao papel do professor, garantindo que a IA contribua para uma educação mais justa e eficaz.
“A colaboração entre educadores, desenvolvedores de tecnologia e formuladores de políticas será essencial para enfrentar esses desafios e maximizar os benefícios da IA na educação”, ressalta.
Aplicação da IA no CPET
Ricardo explica que a instituição utiliza a IA de diversas maneiras para melhorar a experiência dos alunos e otimizar processos. “No setor de secretaria, a IA auxilia no atendimento aos alunos, oferecendo respostas rápidas e precisas para dúvidas frequentes. Também implementamos sistemas de IA para personalizar o aprendizado, adaptando o conteúdo e o ritmo às necessidades individuais de cada aluno”, detalha.
No setor de Tutoria, onde os professores-tutores tiram as dúvidas sobre os conteúdos, a IA é treinada com os conteúdos de todos os cursos oferecidos pelo CPET, complementando o papel do tutor e auxiliando na flexibilidade da jornada de estudo do aluno. Segundo o profissional, isso ajuda os alunos a terem respostas às suas dúvidas de maneira imediata, independentemente do horário de seus estudos. “Mesmo com a tecnologia, os alunos podem solicitar a ajuda de um tutor, garantindo assim um suporte completo e personalizado”, destaca.
A IA também é utilizada dentro dos processos operacionais do CPET, como no setor de Conteúdos, na produção de vídeos-resumo, complementares às vídeo-aulas das disciplinas ofertadas pelo CPET. “Assim, conseguimos manter os conteúdos sempre atualizados, com referências recentes e alinhadas às demandas do mercado de trabalho”, explica.
Por fim, além de ajudar a criar conteúdos, os próprios conteúdos também ensinam os alunos a interagirem com ferramentas de IA, integrando-a ao conteúdo programático. “Buscamos ensinar os alunos a utilizar ferramentas de IA para enfrentar os desafios de sua futura profissão”, enfatiza.
Expectativas futuras para a IA na educação
Em relação às perspectivas futuras, Ricardo avalia que a aplicação da IA na educação é promissora. Ele justifica que a aplicação de IA aumentará a acessibilidade à educação, como também potencializará seus resultados, destacando a capacidade de personalização do aprendizado e a ampliação da figura do professor.
“A IA tem o potencial de transformar profundamente o cenário educacional. No entanto, é essencial que esses avanços sejam implementados de forma ética e responsável, garantindo que todos os alunos possam se beneficiar dessas novas tecnologias”, afirma.
Reconhecimento do CPET
Uma das conquistas recentes do CPET foi o prêmio Reclame Aqui 2024 na categoria Educação – Escolas, Cursos e EAD - Grandes Operações. Para Ricardo, esse reconhecimento reforça a importância de estar atento às críticas e em busca da melhoria constante do modelo educacional do CPET.
“Foi o primeiro ano dessa categoria, e nos sentimos muito honrados por termos sido campeões, tanto em votos quanto em pontos totais, principalmente ao competirmos com players de mercado tão relevantes, alguns até mais antigos que o próprio CPET”, comemora.
O profissional ainda destaca que o prêmio é um indicativo da confiança dos alunos e parceiros na instituição. “Este reconhecimento reflete nosso compromisso com a qualidade e a satisfação dos alunos e é um incentivo para continuarmos inovando e oferecendo o melhor serviço possível”, finaliza.
Para mais informações, basta acessar: https://www.cpet.com.br/
Tecnologia Realme lança seu primeiro celular produzido no Brasil, o C75 5G. Veja preço e ficha técnica
Tecnologia Integração de áreas impulsiona gestão em serviços
Bahia Instituto de Identificação Pedro Mello comemorou 115 anos acompanhando avanços tecnológicos
Tecnologia Startups de inteligência artificial ganham espaço no mercado
Tecnologia Bayer LATAM reduz custos com automação em 1 milhão de EUR
Tecnologia Faculdade Focus facilita nova graduação para professores Mín. 19° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 29°
Chuvas esparsas