Com o objetivo de fortalecer a parceria entre a Faculdade Estácio e a Prefeitura de Alagoinhas, uma equipe gestora da instituição de ensino realizou, nesta quinta-feira (30), uma visita técnica a unidades de saúde do município. A iniciativa busca avaliar as necessidades locais e expandir o suporte da Estácio na qualificação e estruturação da assistência médica.
Integraram a equipe representantes do polo de Alagoinhas e da sede nacional da Estácio, situada no Rio de Janeiro. Eles estiveram na Policlínica Municipal, no Centro de Cirurgias Eletivas e na Unidade de Saúde da Família de Sauípe/Disai. À tarde, se reuniram com o prefeito Gustavo Carmo, para discutir a parceria e os modelos de gestão em saúde.
Maurício Campos, coordenador da faculdade, afirma que desde a implantação da parceria, que existe há sete anos e é regida pelo Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (Coapes), há uma relação muito sólida com a Prefeitura. Ele explica que a visita técnica é um instrumento para identificar quais são as atuais necessidades na área da saúde e de que forma a instituição pode contribuir ainda mais com o município.
“Nós investimos tanto financeiramente, quanto com profissionais e equipamentos, e a contrapartida da Prefeitura é abrir as portas para receber os nossos alunos para as práticas clínicas. Com esse pacto, nos ajudamos mutuamente. Nosso objetivo é efetivamente aumentar o investimento da faculdade na saúde de Alagoinhas”, afirmou o coordenador.
Para o município, o resultado da parceria é o crescimento, fortalecimento e qualificação da rede de saúde. É o que destaca o secretário de Saúde, Antônio Virgínio, ao falar da expectativa da gestão municipal em melhorar a assistência e ampliar os serviços, sem perda de qualidade e com melhor eficiência de gestão e financeira.
“O poder público não tem ‘braço’ para alcançar tudo. Daí a necessidade de contar com as parcerias com a iniciativa privada. Neste caso, há o interesse em formar um bom profissional, que tenha acesso ao campo de práticas clínicas. Isso aumenta de maneira significativa a oferta de serviços em diversas áreas à população. Este é um processo de construção, de diálogo, em prol do benefício público”, afirma Virgínio.
Além do curso de graduação em Medicina, a Estácio mantém em Alagoinhas programas de residência em Clínica Médica, Cirurgia Geral, Medicina de Família e Comunidade, Pediatria, Oftalmologia e Medicina Intensiva, o que contribui para a formação de profissionais médicos preparados para atuar no Sistema Único de Saúde e sua permanência no município.
Turismo Gustavo Carmo é homenageado por impulsionar o turismo em Alagoinhas
Educação Matrículas 2026 na Rede Municipal de Alagoinhas começam nesta quarta-feira (14); veja calendário e documentos
Educação CPM Bahia abre inscrições para 2026 com vagas em Alagoinhas e outras 15 unidades no estado
Nutrição Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação
Educação Alunos do Colégio Municipal de Alagoinhas (CMA) vivenciam visita técnica a pontos turísticos de Salvador
Política Alagoinhas: Audiência pública para apresentação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2026
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 37°
Tempo limpo
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação