O acesso aos exames laboratoriais em Alagoinhas tem avançado significativamente em 2025. O Laboratório Municipal ampliou o número de atendimentos tanto na sede quanto nas coletas itinerantes realizadas nas unidades básicas de saúde, o que tem trazido mais agilidade e comodidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Na sede, o número de atendimentos diários passou de 30 para 120. Já nas coletas itinerantes, que levam o serviço de forma descentralizada até as comunidades, houve um aumento de 30 para 45 pacientes atendidos por dia. Além disso, o serviço, que antes não funcionava às quartas-feiras, agora realiza coletas de segunda a sexta-feira, ampliando ainda mais o alcance do atendimento. Outro avanço importante foi registrado no atendimento às gestantes. O número de exames realizados no pré-natal quadruplicou: passou de 15 para 60 atendimentos diários, reforçando o acompanhamento e a segurança da gestação.
“Estamos sempre criando estratégias para atender o fluxo de solicitações resultantes dos atendimentos médicos. Um avanço como esse impacta positivamente o paciente que faz o exame. Nós conseguimos fazer a liberação dos resultados dos exames analisados internamente em até 24 horas”, destaca o secretário de Saúde, Virgínio Pereira.
O Laboratório realiza cerca de 75 tipos de exames e conta com uma equipe de 33 profissionais, entre técnicos de laboratório, biomédicos, bioquímicos e equipe administrativa. “Os colaboradores são tecnicamente qualificados, com uma bagagem de anos de experiência e habituados a trabalhar também em serviços da rede particular. Nos dedicamos para prestar o melhor serviço à população”, acrescenta Virgínio.
Os pacientes são encaminhados pelas unidades básicas de saúde, pelo setor de Regulação e pelos programas municipais, como os de atendimento a hipertensos e diabéticos, fibromialgia, prevenção de arboviroses e usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps).
A ampliação do serviço tem feito diferença na rotina de quem depende do SUS. A gestante Mônica Santos, moradora da localidade de Limoeiro Capoeira, zona rural do município, destaca a boa experiência no atendimento. “Foi tudo tranquilo e, no prazo acertado, os resultados ficaram disponíveis”, conta.
Quem também elogia o serviço é Maria Aparecida dos Santos, moradora do Parque São Francisco. “Levei meu neto para fazer exames e fomos bem atendidos. Pegamos o resultado direitinho. Desta vez, vim acompanhar minha neta na coleta de sangue”, relata.
O Laboratório Municipal funciona 24 horas por dia, em regime de plantão, para atender à demanda da UPA. Já o atendimento ambulatorial ocorre de segunda a sexta-feira, com coletas das 7h às 9h30 e entrega de resultados das 10h às 16h.
Turismo Gustavo Carmo é homenageado por impulsionar o turismo em Alagoinhas
Educação Matrículas 2026 na Rede Municipal de Alagoinhas começam nesta quarta-feira (14); veja calendário e documentos
Educação CPM Bahia abre inscrições para 2026 com vagas em Alagoinhas e outras 15 unidades no estado
Nutrição Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação
Educação Alunos do Colégio Municipal de Alagoinhas (CMA) vivenciam visita técnica a pontos turísticos de Salvador
Política Alagoinhas: Audiência pública para apresentação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2026
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 32°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 33°
Chuvas esparsas
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação