A agricultura familiar baiana vem ganhando destaque internacional com sua participação na Anuga 2025, a maior feira mundial de alimentos e bebidas, realizada entre os dias 4 e 8 de outubro, em Colônia, na Alemanha. A iniciativa faz parte da estratégia de internacionalização dos produtos da agricultura familiar e da consolidação da imagem do Nordeste como uma região produtiva, sustentável e inovadora.
Representantes de cooperativas baianas integram a comitiva do Nordeste do Brasil em uma missão que vai além da comercialização. A ação é promovida pelo Consórcio Nordeste, em parceria com o Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com apoio da ApexBrasil e do Sebrae.
No estande brasileiro, o Nordeste se destaca com produtos que expressam a diversidade e a riqueza da produção regional. A Bahia apresenta itens de referência como o flocão de milho não transgênico da Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê); o mel da Cooperativa dos Apicultores de Ribeira do Pombal (Cooarp); os cafés especiais da Cooperativa de Cafés Especiais e Agropecuária de Piatã (Coopiatã), da Chapada Diamantina; e as castanhas e pastas de castanha de caju da Cooperativa de Cajucultura Familiar do Nordeste da Bahia (Cooperacaju), de Ribeira do Pombal, entre outros produtos que traduzem a identidade do rural baiano.
Representando a CAR, o coordenador do projeto Bahia que Produz e Alimenta, Ivan Fontes, ressaltou o impacto da presença nordestina no evento. “O Nordeste brasileiro, especialmente a Bahia, chega à Anuga com força total, representando 25 cooperativas. Estamos aqui com grandes expectativas de vendas e parcerias, mas, acima de tudo, mostrando que a agricultura familiar está conquistando seu espaço no Brasil e no mundo”, afirmou.
Além da divulgação de produtos, a missão internacional tem proporcionado intercâmbio de conhecimento, contato com inovações tecnológicas e acesso a tendências globais que poderão ser aplicadas futuramente nas cooperativas e associações baianas. A Anuga 2025 reúne 7.900 expositores de 118 países e deve receber mais de 140 mil visitantes de 200 nações, configurando-se como uma vitrine global para a agricultura familiar nordestina.
O secretário de Programas do Consórcio Nordeste, Anselmo Castilho, destacou a importância da articulação regional. “Essa é uma missão construída pela Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, com o objetivo de internacionalizar nossos produtos e abrir novas oportunidades de negócio para o Nordeste e para o Brasil”, enfatizou.
A presença baiana na Anuga 2025 também representa uma oportunidade de aprendizado para profissionais Assistentes Técnicos de Apoio à Gestão (ATEG), contratados pela CAR, que acompanham e orientam agroindústrias familiares no estado. Entre eles está Rodrigo Pinto, ATEG da Copirecê, que destacou o orgulho de levar o sabor do sertão para a Europa. “Trazer o nosso flocão de milho não transgênico até aqui é uma conquista enorme. É o sabor do puro milho baiano cruzando fronteiras para matar a saudade dos brasileiros e encantar os europeus”, afirmou.
A participação desses técnicos contribui para o fortalecimento das cooperativas, ampliando a visão sobre mercados internacionais e promovendo o aprimoramento na gestão, produção e comercialização.
O cooperado da Cooarp, Gandhi Dantas, resumiu o sentimento de conquista ao representar os agricultores baianos. “Estar em uma feira como essa é histórico. Depois de tantos anos, ver os agricultores familiares ocupando esse espaço, representando o Brasil de forma firme e forte, é um marco. Mostra o quanto crescemos e o quanto ainda podemos avançar”, declarou.
Educação Férias na Escola 2026 cresce na Bahia e triplica número de unidades participantes, aponta SEC
Educação Sisu 2026: Bahia registra alta de 6,9% em aprovações e fica em 3º no ranking nacional
Rio Real CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Esporte MARATOUR Mangue Seco abre o calendário esportivo de 2026 com prova de natação em águas abertas
Agricultura Familiar Com participação histórica, Rede ATER LNAB aprova Plano Safra Territorial
Educação Inscrições do REDA na Educação da Bahia abrem nesta segunda (26) com quase 3 mil vagas em 417 municípios Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 32°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 33°
Chuvas esparsas
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação