A agricultura familiar baiana vem ganhando destaque internacional com sua participação na Anuga 2025, a maior feira mundial de alimentos e bebidas, realizada entre os dias 4 e 8 de outubro, em Colônia, na Alemanha. A iniciativa faz parte da estratégia de internacionalização dos produtos da agricultura familiar e da consolidação da imagem do Nordeste como uma região produtiva, sustentável e inovadora.
Representantes de cooperativas baianas integram a comitiva do Nordeste do Brasil em uma missão que vai além da comercialização. A ação é promovida pelo Consórcio Nordeste, em parceria com o Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com apoio da ApexBrasil e do Sebrae.
No estande brasileiro, o Nordeste se destaca com produtos que expressam a diversidade e a riqueza da produção regional. A Bahia apresenta itens de referência como o flocão de milho não transgênico da Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê); o mel da Cooperativa dos Apicultores de Ribeira do Pombal (Cooarp); os cafés especiais da Cooperativa de Cafés Especiais e Agropecuária de Piatã (Coopiatã), da Chapada Diamantina; e as castanhas e pastas de castanha de caju da Cooperativa de Cajucultura Familiar do Nordeste da Bahia (Cooperacaju), de Ribeira do Pombal, entre outros produtos que traduzem a identidade do rural baiano.
Representando a CAR, o coordenador do projeto Bahia que Produz e Alimenta, Ivan Fontes, ressaltou o impacto da presença nordestina no evento. “O Nordeste brasileiro, especialmente a Bahia, chega à Anuga com força total, representando 25 cooperativas. Estamos aqui com grandes expectativas de vendas e parcerias, mas, acima de tudo, mostrando que a agricultura familiar está conquistando seu espaço no Brasil e no mundo”, afirmou.
Além da divulgação de produtos, a missão internacional tem proporcionado intercâmbio de conhecimento, contato com inovações tecnológicas e acesso a tendências globais que poderão ser aplicadas futuramente nas cooperativas e associações baianas. A Anuga 2025 reúne 7.900 expositores de 118 países e deve receber mais de 140 mil visitantes de 200 nações, configurando-se como uma vitrine global para a agricultura familiar nordestina.
O secretário de Programas do Consórcio Nordeste, Anselmo Castilho, destacou a importância da articulação regional. “Essa é uma missão construída pela Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, com o objetivo de internacionalizar nossos produtos e abrir novas oportunidades de negócio para o Nordeste e para o Brasil”, enfatizou.
A presença baiana na Anuga 2025 também representa uma oportunidade de aprendizado para profissionais Assistentes Técnicos de Apoio à Gestão (ATEG), contratados pela CAR, que acompanham e orientam agroindústrias familiares no estado. Entre eles está Rodrigo Pinto, ATEG da Copirecê, que destacou o orgulho de levar o sabor do sertão para a Europa. “Trazer o nosso flocão de milho não transgênico até aqui é uma conquista enorme. É o sabor do puro milho baiano cruzando fronteiras para matar a saudade dos brasileiros e encantar os europeus”, afirmou.
A participação desses técnicos contribui para o fortalecimento das cooperativas, ampliando a visão sobre mercados internacionais e promovendo o aprimoramento na gestão, produção e comercialização.
O cooperado da Cooarp, Gandhi Dantas, resumiu o sentimento de conquista ao representar os agricultores baianos. “Estar em uma feira como essa é histórico. Depois de tantos anos, ver os agricultores familiares ocupando esse espaço, representando o Brasil de forma firme e forte, é um marco. Mostra o quanto crescemos e o quanto ainda podemos avançar”, declarou.
Mín. 18° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 31°
Tempo limpo