A delegação baiana embarcou neste domingo (5) com destino à Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), que será realizada entre os dias 6 e 10 de outubro, em Luziânia (GO). O grupo é composto por 19 estudantes selecionados na etapa estadual e quatro orientadores, que representarão a Bahia em debates e propostas voltadas à educação ambiental e à justiça climática.
A seleção dos jovens ocorreu durante a V Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CEIJMA), realizada em Salvador, nos dias 25 e 26 de setembro. O evento mobilizou mais de 152 mil estudantes de 400 escolas distribuídas em 113 municípios baianos, com etapas preparatórias promovidas em todo o estado.
Durante o encontro estadual, os participantes participaram de oficinas, palestras, rodas de conversa, exibição de vídeos científicos e da dinâmica “Nosso recado: Contribuições da Bahia para a Declaração Infantojuvenil para a COP 30”.
Na plenária final, foram escolhidos os 19 delegados que compõem a comitiva baiana, sendo 15 eleitos por votação direta entre os participantes e quatro selecionados pela coordenação estadual, levando em conta a representatividade dos diferentes territórios.
Entre os estudantes eleitos, destacam-se Kimberlly Nara da Silva Nascimento, de 13 anos, da Escola Municipal José Antônio dos Santos, da comunidade indígena Jacunã, em Jaguarari, autora do projeto “Os sons da horta”; e Ryan Joaquim Carvalho Santana, de 14 anos, da Escola Félix José Barbosa, no distrito do Entroncamento, em Riachão das Neves, que apresentou uma proposta voltada à solução da escassez de água potável em sua comunidade.
Segundo Fábio Barbosa, responsável pela delegação, a 6ª edição da CNIJMA está alinhada ao tema “Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”, reunindo jovens de todos os estados em oficinas, grupos de trabalho e na construção da Declaração Infantojuvenil, documento que será encaminhado à COP 30.
A organização nacional da conferência é uma iniciativa conjunta dos Ministérios da Educação (MEC), Meio Ambiente (MMA) e Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
“Para a juventude baiana, é uma oportunidade de protagonismo e visibilidade. Esperamos que esses estudantes retornem às suas comunidades com energia transformadora e projetos fortalecidos para enfrentar desafios como as mudanças climáticas, a gestão dos recursos hídricos e a preservação dos ecossistemas”, destacou Barbosa.
Educação Férias na Escola 2026 cresce na Bahia e triplica número de unidades participantes, aponta SEC
Educação Sisu 2026: Bahia registra alta de 6,9% em aprovações e fica em 3º no ranking nacional
Rio Real CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Esporte MARATOUR Mangue Seco abre o calendário esportivo de 2026 com prova de natação em águas abertas
Agricultura Familiar Com participação histórica, Rede ATER LNAB aprova Plano Safra Territorial
Educação Inscrições do REDA na Educação da Bahia abrem nesta segunda (26) com quase 3 mil vagas em 417 municípios Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 37°
Tempo limpo
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação