O governador Jerônimo Rodrigues (PT) reenviou à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), nesta quinta-feira (18), um projeto de lei que pode trazer benefícios diretos aos consumidores de gás canalizado no estado.
A proposta estabelece que créditos obtidos pela concessionária estadual de gás, provenientes de disputas judiciais ou negociações com o governo federal, sejam revertidos para o usuário final. Esses valores estão ligados à exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/PASEP e da COFINS.
Caso a medida seja aprovada pela ALBA e sancionada pelo Executivo, o preço final do gás canalizado poderá sofrer redução.
O texto do projeto detalha as formas de utilização dos créditos:
Redução na tarifa de gás: recursos poderão amortizar investimentos que impactariam no custo da distribuição.
Proteção contra aumentos futuros: créditos podem ser usados para quitar dívidas ou contingências que poderiam resultar em reajustes.
Investimento em infraestrutura: valores também poderão financiar a expansão da rede de gás natural no interior da Bahia.
Além disso, a proposta autoriza a concessionária estadual, com apoio do governo, a negociar diretamente com a União para acelerar a liberação dos créditos e agilizar a aplicação dos benefícios.
A execução da medida dependerá de regulamentação pela Agência Reguladora Estadual, que ficará responsável por definir diretrizes e regras para o uso dos recursos.
Protocolado na ALBA, o projeto seguirá para análise das comissões temáticas. Se for aprovado em regime de urgência, a tramitação poderá ser acelerada e encaminhada diretamente ao plenário, onde será votado pela maioria dos deputados estaduais.
Educação Férias na Escola 2026 cresce na Bahia e triplica número de unidades participantes, aponta SEC
Educação Sisu 2026: Bahia registra alta de 6,9% em aprovações e fica em 3º no ranking nacional
Rio Real CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Esporte MARATOUR Mangue Seco abre o calendário esportivo de 2026 com prova de natação em águas abertas
Agricultura Familiar Com participação histórica, Rede ATER LNAB aprova Plano Safra Territorial
Educação Inscrições do REDA na Educação da Bahia abrem nesta segunda (26) com quase 3 mil vagas em 417 municípios Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 37°
Tempo limpo
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação