O setor de diagnóstico em saúde vive uma revolução silenciosa, movida pela digitalização, novas tecnologias e a necessidade de respostas cada vez mais rápidas e precisas. É nesse cenário que o 57º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (CBPC/ML) reunirá mais de 200 palestrantes, nacionais e internacionais, para debater as “Tendências e Desafios da Integração Diagnóstica na Prática”, tema central desta edição.
Promovido pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), o evento acontecerá de 16 a 19 de setembro de 2025, no Riocentro. São esperados mais de 6 mil participantes, além de 100 expositores, que ocuparão cerca de 4.300 metros quadrados com as recentes soluções em equipamentos, softwares, inteligência artificial e serviços para laboratórios e centros diagnósticos.
“A integração diagnóstica é uma necessidade cada vez mais presente em sistemas de saúde que buscam oferecer um cuidado mais seguro, preciso e centrado no paciente. Precisamos estar preparados para interpretar dados de múltiplas fontes - laboratoriais, por imagem, moleculares e clínico-funcionais - de forma coordenada, eficiente e ética”, destaca Lucia Helena Cavalheiro Villela, Presidente do 57º CBPC/ML.
As palestras do Congresso irão debater também o futuro da prática laboratorial, formação profissional e políticas públicas de saúde. Entre as conferências magnas já confirmadas estão “Trends and Challenges in Diagnostic Integration in Laboratory Practice”, com Michael Neumaier; “Antimicrobial Susceptibility Testing Challenges in a Global Antimicrobial Resistance Perspective”, com Christian Giske; Artificial Intelligence Applied in the Laboratory, com Deniz Ilhan Topcu; e “Entrevista para o futuro: caminhos do investimento em saúde no Brasil”, com Luiz Henrique Mandetta e Nelson Tanure. A programação ainda contará com cursos pré-congresso, painéis sobre qualidade, gestão e educação, além de arenas interativas na feira técnico-científica, onde expositores poderão promover atividades exclusivas.
“A SBPC/ML tem o compromisso de oferecer um espaço de atualização científica e troca de experiências de alto nível, contribuindo diretamente para a evolução da medicina laboratorial no Brasil. Nosso congresso é um ponto de encontro estratégico para debatermos os rumos da inovação, da formação profissional e da qualidade no diagnóstico,” afirma Alvaro Pulchinelli Jr, presidente da SBPC/ML.
Além das conferências principais, a grade científica contará com mesas redondas que abordarão tópicos revelantes para o setor, como tendências e inovações na qualidade pré-analítica, estratégias para sustentabilidade financeira dos laboratórios clínicos, avanços no uso de IA e tecnologias computacionais no laboratório de Hematologia, a avaliação laboratorial dos linfócitos e doenças linfoproliferativas, entre outras. Esses temas complementam a proposta do evento de promover uma discussão ampla sobre o impacto da tecnologia, novas metodologias e boas práticas no dia a dia dos laboratórios e serviços de diagnóstico.
Outro destaque é a apresentação de temas livres, espaço dedicado para que pesquisadores, profissionais e estudantes compartilhem estudos de caso, pesquisas inéditas e experiências práticas. “A sessão de temas livres é uma oportunidade valiosa para fortalecer a produção científica nacional e promover o intercâmbio de conhecimento entre diferentes áreas da medicina laboratorial. Os trabalhos selecionados serão apresentados em formato de pôster ou comunicação oral, com participação ativa do público e debate com especialistas”, acrescenta Lucia Helena.
O CBPC/ML reafirma seu papel como ponto de encontro de profissionais de patologia clínica, medicina laboratorial, biomedicina, biologia, farmácia e demais áreas envolvidas na cadeia diagnóstica. Para mais informações e inscrições, basta acessar: https://cbpcml.org.br/
Tecnologia Realme lança seu primeiro celular produzido no Brasil, o C75 5G. Veja preço e ficha técnica
Tecnologia Integração de áreas impulsiona gestão em serviços
Bahia Instituto de Identificação Pedro Mello comemorou 115 anos acompanhando avanços tecnológicos
Tecnologia Startups de inteligência artificial ganham espaço no mercado
Tecnologia Bayer LATAM reduz custos com automação em 1 milhão de EUR
Tecnologia Faculdade Focus facilita nova graduação para professores Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsas