O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) participou do seminário “Vítimas: compreender, proteger e reparar”, promovido pelo Ministério Público Militar (MPM), em Brasília. O evento reuniu representantes de órgãos e entidades que trabalham na defesa das mulheres e na promoção da igualdade de gênero.
No seminário foram discutidas boas práticas para garantir atendimento adequado, acolhedor e ágil, além de mecanismos de prevenção e reparação de danos e formas de proteger direitos. Juntos, os participantes do evento refletiram sobre o fluxo de atendimento a vítimas de variados tipos de crimes, desde a violência física até os modernos golpes cibernéticos.
Durante o evento, a ouvidora do MPor, Maíra Nascimento, apresentou o Guia de Combate ao Assédio e à Importunação Sexual no Setor da Aviação Civil, com orientações para identificar, agir e denunciar casos, além de canais seguros para vítimas e testemunhas. Ela também divulgou a campanha Assédio Não Decola, que será veiculada em aeroportos de todo o país.
“A assinatura do manifesto HeForShe pelo ministro Silvio Costa Filho simboliza o compromisso do governo com essa pauta, estimulando procuradores e outras lideranças masculinas a apoiarem a proteção das mulheres”, afirmou Maíra Nascimento.
Participaram ainda do seminário o subprocurador-geral do Ministério Público Militar, Dr. Marcelo Weitzel; a ouvidora do Ministério das Mulheres, Ana Paula Inglez Barbalho; a ouvidora do Ministério Público Militar, Dra. Andrea Marangoni; e o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e representante oficial da ONU Mulheres no movimento HeForShe, Edegar Pretto.
Campanha
Criada pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e com o apoio das concessionárias aeroportuárias, a campanha Assédio Não Decola tem como objetivo ampliar a divulgação da cartilha de combate ao assédio e conscientizar passageiros e passageiras sobre como identificar, prevenir e denunciar situações de assédio em aeroportos e aeronaves.
A iniciativa visa combater o assédio e a importunação sexual, promovendo ambientes seguros e respeitosos para profissionais e usuários do setor aéreo. Para isso, utiliza materiais digitais que orientam sobre como agir diante de casos de assédio e divulga canais seguros para denúncias de vítimas e testemunhas.
O MPor reafirmou seu compromisso com a promoção da igualdade de gênero e o combate ao assédio, destacando o empenho do ministro Silvio Costa Filho, que se tornou apoiador oficial da causa ao assinar o manifesto HeForShe da ONU Mulheres.
“Estamos preparando um acordo de cooperação técnica com o Ministério Público Federal e o Conselho Nacional do Ministério Público, que será assinado em setembro, para desenvolver ações conjuntas que protejam crianças, jovens e mulheres nos setores portuário e aeroportuário”, concluiu Maíra Nascimento.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Geral Empoderamento feminino nas empresas é destaque em evento da Petrobras
Bahia MPBA inaugura centro de acolhimento a mulheres vítimas de violência no Shopping Bela Vista
Bahia SEI e PNUD contratam consultoria para avaliação do programa Corra pro Abraço
Bahia 5ª Conferência Territorial de Políticas para as Mulheres reúne representantes dos 13 municípios do Extremo Sul da Bahia em… Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsas