Atualmente, 97% dos Centros de Serviços Compartilhados (CSCs) adotam o monitoramento de Indicadores-Chave de Performance (KPIs). Deste universo, 61% realizam o acompanhamento de forma manual, enquanto 36% já utilizam processos automatizados. Além disso, 92% monitoram o KPI de Atendimento no Prazo, segundo dados da MIA, plataforma de inteligência de mercado especializada no segmento de Serviços Compartilhados brasileiro.
Para Pedro Moi, sócio do IEG, o acompanhamento de KPIs é indispensável para uma gestão orientada à performance. Segundo ele, a prática "permite o acompanhamento claro das entregas, serve como insumo para a melhoria contínua, ajuda a identificar gargalos que precisam ser ajustados e a manter a satisfação do cliente interno".
Segundo o empresário, para estruturar uma governança de KPIs eficaz é necessária uma estrutura com papéis e processos bem definidos. Moi detalha que os gestores têm a responsabilidade primária de analisar os indicadores de suas áreas, propor ações de melhoria e sugerir a adaptação ou criação de novos KPIs que reflitam o escopo atual do CSC.
“É essencial a criação de um comitê de performance para discutir periodicamente os resultados dos KPIs, avaliar sua relevância e alinhamento com a estratégia do CSC, e tomar decisões sobre a evolução, descontinuação ou calibração dos indicadores, assegurando que eles continuem a ser uma fonte precisa para a tomada de decisão em um ambiente de crescimento e mudança”, orienta o profissional.
O sócio do IEG pontua que a revisão de KPIs deve ser um processo contínuo, estratégico, abrangente e realizado anualmente para avaliar o que ainda faz sentido manter, o que precisa de ajuste de meta ou metodologia e, principalmente, identificar e descontinuar indicadores que já cumpriram seu propósito ou se tornaram irrelevantes para os objetivos atuais da organização.
“O importante é ter indicadores táticos que apoiem no monitoramento da operação e também indicadores estratégicos, que estejam alinhados com os objetivos dos negócios”, reforça o empresário.
Monitoramento de KPIs em CSCs estratégicos
Moi esclarece que, conforme o CSC evolui de um modelo transacional para um com mais processos estratégicos, os KPIs devem se adaptar para ir além da métrica quantitativa e focar na medição de valor e qualidade. “Em vez de apenas medir o tempo de atendimento, por exemplo, é preciso incluir indicadores que capturem a efetividade e a robustez da solução entregue”, afirma.
O empresário também aponta a importância dos indicadores preditivos. Segundo ele, uma ferramenta para antecipar problemas, como no caso de aumento de solicitações de compras urgentes em determinados meses, pode prever a taxa de turnover e preparar a equipe para lidar com situações adversas de forma eficiente.
“Para evitar grandes impactos na operação do CSC, é ideal que o acompanhamento, especialmente, das automações e indicadores de performance digital seja feito de forma estruturada por uma área responsável pela governança. A falha dessas tecnologias tem um impacto significativo, o que reforça a necessidade de uma equipe especializada para resolver esses problemas”, aconselha o empresário.
Para Moi, o engajamento de líderes e equipes na interpretação e uso de KPIs para a tomada de decisão é fortemente influenciado pela cultura da empresa. De acordo com o empresário, o ideal é que a alta liderança demonstre um comprometimento genuíno, tanto ao oferecer treinamentos contínuos que desenvolvam uma mentalidade data-driven em todos os níveis, quanto ao integrar esses indicadores diretamente nas metas e objetivos.
“Essa abordagem incentiva o acompanhamento constante dos KPIs e os transforma em uma ferramenta essencial para a gestão e o alcance de resultados”, conclui o sócio do IEG.
Para mais informações, basta acessar: ieg.com.br/
Tecnologia Realme lança seu primeiro celular produzido no Brasil, o C75 5G. Veja preço e ficha técnica
Tecnologia Integração de áreas impulsiona gestão em serviços
Bahia Instituto de Identificação Pedro Mello comemorou 115 anos acompanhando avanços tecnológicos
Tecnologia Startups de inteligência artificial ganham espaço no mercado
Tecnologia Bayer LATAM reduz custos com automação em 1 milhão de EUR
Tecnologia Faculdade Focus facilita nova graduação para professores Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsas