Na tarde desta quarta-feira (6), foi realizado, no auditório do Hotel Absolar, em Alagoinhas, o workshop para construção do “Fluxo Integrado de Atendimento à Mulher em Situação de Violência”. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Mobilidade e Ordem Pública (Semorp) e o Ministério Público, com participação de representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal, Defensoria Pública, CRAM, Procuradoria da Mulher, OAB e Câmara Municipal.
De acordo com o secretário Hilton Ribeiro, a proposta é discutir estratégias de apoio e ampliar a atuação dos órgãos envolvidos na rede de enfrentamento à violência contra a mulher. Ele destacou que o município já conta com iniciativas como a Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal, e a Casa de Acolhimento da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), que oferece assistência psicológica e jurídica.
Durante o evento, também foi debatido o “Guia de Serviços para Atendimento à Mulher em Situação de Violência”, do Governo do Estado, que orienta a regulação de políticas públicas voltadas à segurança do público feminino.
Segundo o promotor de Justiça Áviner Rocha, o objetivo é formalizar, de maneira participativa, um fluxograma que norteie os procedimentos dos órgãos diante de situações de violência. “Queremos elaborar um documento conjunto, com uma nota técnica, que oriente de forma democrática o atendimento, e que possibilite que as informações cheguem ao Ministério Público com mais fluidez”, afirmou.
A coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Priscila Ribeiro, avaliou positivamente o encontro e destacou que o alinhamento entre as instituições fortalece o atendimento às mulheres. “Esse diálogo mais assertivo fortalece a rede e garante ações mais efetivas”, pontuou.
O encontro também destacou os serviços que integram a rede de apoio à mulher em situação de violência em Alagoinhas, como CICOM, 4º BPM, 19º GBM, DEAM, Ministério Público, Defensoria Pública, CRAM, Procuradoria da Mulher, CREAS, CRAS, Maternidade Dr. João Meireles, Casa de Acolhimento e o Serviço de Atendimento a Homens Autores de Violência. O Guia de Serviços detalha os atendimentos oferecidos, horários, endereços e contatos de cada instituição. Em caso de emergência, a população pode ligar para o número 180.
Turismo Gustavo Carmo é homenageado por impulsionar o turismo em Alagoinhas
Educação Matrículas 2026 na Rede Municipal de Alagoinhas começam nesta quarta-feira (14); veja calendário e documentos
Educação CPM Bahia abre inscrições para 2026 com vagas em Alagoinhas e outras 15 unidades no estado
Nutrição Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação
Educação Alunos do Colégio Municipal de Alagoinhas (CMA) vivenciam visita técnica a pontos turísticos de Salvador
Política Alagoinhas: Audiência pública para apresentação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2026
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 37°
Tempo limpo
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação