A construção coletiva das metas e objetivos do Plano Nacional de Transformação Ecológica foi o foco da oficina promovida pelo Consórcio Nordeste, nesta quinta-feira, dia 24 de julho, em Brasília. A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) teve participação ativa no evento, que reuniu também representantes de outras secretarias da Bahia e dos demais estados para debater diretrizes estratégicas voltadas ao desenvolvimento sustentável da região, no contexto do Plano Nordeste de Transformação Ecológica (PTE-NE).
Para a Bahia, maior estado do Nordeste em extensão territorial, com maior faixa litorânea e líder na produção agropecuária regional, a participação nesse processo é fundamental, como explica a assessora técnica e representante da Seagri no encontro, Jorgete Oliveira. "A construção de um plano regional com foco ecológico fortalece a capacidade da Bahia de liderar ações sustentáveis e inovadoras no campo e nas cidades. Nosso estado desempenha papel central na segurança alimentar da região e possui uma diversidade de ecossistemas, compreendendo os biomas Caatinga, o Cerrado e a Mata Atlântica", pontuou.
O PTE-NE é uma iniciativa estratégica, delineada pelo Ministério da Fazenda, que visa alinhar os estados da região a uma agenda de sustentabilidade ambiental, econômica e social. A proposta é construir, de forma colaborativa, políticas públicas que promovam a adaptação às mudanças climáticas, a conservação dos recursos naturais e a geração de empregos verdes, com foco na justiça social e na valorização dos biomas locais.
A assessora destacou ainda que a presença da pasta da Agricultura, na oficina, reforça o compromisso do Governo da Bahia com o desenvolvimento sustentável e com a construção de políticas públicas integradas. A atuação conjunta entre os estados nordestinos, por meio do Consórcio Nordeste, representa um avanço na articulação regional em torno de soluções para os desafios ambientais e climáticos que afetam diretamente a produção agrícola, os recursos hídricos e a qualidade de vida da população.
Os próximos passos na construção do Plano Nordeste de Transformação Ecológica envolvem oficinas territoriais e escutas setoriais nos estados, com o objetivo de elaborar uma proposta sólida e participativa. As diretrizes consolidadas serão apresentadas na COP 30, que acontece em novembro deste ano, reafirmando o compromisso do Nordeste com um modelo de desenvolvimento baseado na equidade, na inclusão social e na economia verde.
Fonte
Ascom/Seagri
Geral Empreendedorismo feminino: crédito é uma das principais demandas
Bahia Sefaz-Ba volta a alertar contribuintes do IPVA para nova versão de site fraudulento que gera pix “fake”, e SSP já atua no caso
Geral Sul e Sudeste começam semana com frio; alerta de seca no Centro-Oeste
Geral São Paulo tem céu nublado e frio neste domingo
Geral Mega-Sena sem ganhadores e próximo sorteio estimado em R$ 40 milhões
Portos e Aeroportos Ministro Silvio Costa Filho defende diálogo para atração de mais investimentos Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 37°
Tempo limpo
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação