O Brasil conta com cerca de 77 milhões de endividados. É o que mostra o “Mapa de Inadimplência e Negociações de Dívidas no Brasil”, produzido pela Serasa, com dados de maio. No sistema de consórcios esse número é baixo. Segundo informações do Banco Central, em dezembro de 2023, o índice de inadimplência era de 2,54%. A fim de contribuir para a diminuição dessas taxas, o Consórcio Nacional Bancorbrás, em 2024, desenvolveu e implementou o Portal de Auto Negociação, uma plataforma que permite aos consorciados regularizar suas pendências de forma autônoma.
O portal chega como uma solução para os clientes que possuem algum problema pontual de inadimplência. O Diretor Executivo do Consórcio Nacional Bancorbrás, José Climério Silva Souza, explica que na plataforma os consorciados podem negociar os débitos a qualquer hora do dia, sem intermediários e escolher a melhor forma de pagamento, como PIX e cartão de crédito, com a opção de parcelamento. “Dessa forma nós conseguimos personalizar as melhores condições, conforme as necessidades de cada um, sem comprometer a sua experiência no segmento de consórcio e garantindo a manutenção do patrimônio adquirido”, aponta o dirigente.
Por meio de uma interface simples, intuitiva e moderna, o Portal de Auto Negociação permite o acesso à todas as informações do negócio de forma clara. O Diretor também aponta que, além da comodidade, autonomia e transparência na negociação dos débitos, a plataforma também trouxe para a empresa o fortalecimento do relacionamento com o cliente. “Ela se tornou um canal essencial para aprimorar a experiência do consumidor, oferecendo soluções flexíveis e alinhadas às suas demandas”.
Resultados positivos
Desde o início da implementação, cerca de 22% das cotas em risco de judicialização foram regularizadas por meio do parcelamento no cartão de crédito. “Dessa forma, evitou-se a retomada das garantias, assegurando a manutenção do patrimônio do consorciado”, afirma José Climério.
“Além disso, o Portal de Auto Negociação modernizou os processos internos da empresa e também trouxe avanços significativos para todo o sistema de consórcios, ao tornar a negociação mais acessível e eficiente. A solução fortalece a sustentabilidade do setor, promovendo um relacionamento mais transparente entre administradoras e consorciados”, finaliza.
Tecnologia Realme lança seu primeiro celular produzido no Brasil, o C75 5G. Veja preço e ficha técnica
Tecnologia Integração de áreas impulsiona gestão em serviços
Bahia Instituto de Identificação Pedro Mello comemorou 115 anos acompanhando avanços tecnológicos
Tecnologia Startups de inteligência artificial ganham espaço no mercado
Tecnologia Bayer LATAM reduz custos com automação em 1 milhão de EUR
Tecnologia Faculdade Focus facilita nova graduação para professores Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsas