A síndrome de burnout, caracterizada por exaustão extrema, desmotivação e esgotamento mental ligados ao trabalho, deixou de ser uma condição exclusiva do ambiente corporativo e passou a ser observada também nas dinâmicas familiares.
Conforme a pesquisa realizada pela B2Mamy em parceria com a Kiddle Pass, 9 em cada 10 mães sofrem de esgotamento parental, apresentando quadros graves ou moderados. Ainda dentro desse grupo, 50% já receberam algum tipo de diagnóstico referente à saúde mental. A situação é ainda mais crítica entre mães solos, que apresentam uma taxa de esgotamento 2,5 vezes maior.
Observando esse cenário de exaustão, a plataforma KidZenith surge com o propósito de aliviar a sobrecarga mental dos cuidadores e promover uma infância mais saudável. A iniciativa, baseada em Inteligência Artificial (IA), consiste em um ecossistema de soluções para o cuidado integral de crianças entre 0 e 12 anos, com assistência que vai da pediatria geral à nutrição infantil, passando por suporte a crianças autistas e acompanhamento especializado para gestantes e recém-nascidos.
O projeto pretende se tornar um agente do bem estar infantil, focando no desenvolvimento da criança ao mesmo tempo em que auxilia os pais com a organização da rotina e cuidados básicos de saúde. Sua atualização constante conta com equipes multidisciplinares formadas por pediatras, nutricionistas, psicólogos e enfermeiras, e segue em construção com validação contínua de pais e especialistas.
“Percebemos que a maioria das mães e pais enfrenta dificuldades para organizar a rotina dos filhos, acompanhar o desenvolvimento infantil e tomar decisões sobre saúde de forma tranquila. A tecnologia surgiu como resposta a essa necessidade: não para substituir o cuidado humano, mas para amplificá-lo, oferecendo orientação prática, embasada e acolhedora no dia a dia”, diz a Dra. Juliana Reges, CEO e founder da KidZenith.
Dra. Juliana, que é médica pediatra, detalha como cada módulo da KidZenith foi pensado para apoiar aspectos fundamentais do desenvolvimento infantil:
NutriAi: auxilia os pais na alimentação da criança, oferecendo sugestões de cardápios personalizados por faixa etária, condição clínica e preferências alimentares. Também orienta sobre seletividade, alergias e nutrientes essenciais;
SleepAi: ajuda a estruturar e adaptar a rotina de sono, respeitando o ritmo da criança e promovendo boas práticas para melhorar a qualidade do descanso. Detecta padrões, oferece ajustes e envia alertas em tempo real;
GrowthAi: acompanha o crescimento e desenvolvimento global da criança, interpretando marcos do neurodesenvolvimento, peso, altura, linguagem e habilidades motoras, com base em dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
A curadoria dos conteúdos que alimentam a IA da KidZenith é realizada por uma equipe multidisciplinar, que se baseia em fontes científicas, como protocolos da OMS e SBP, além de artigos revisados por pares.
“Além disso, priorizamos materiais que valorizam a escuta ativa, a parentalidade respeitosa e a individualidade de cada criança. A revisão dos conteúdos é constante, para garantir atualizações conforme as evidências científicas evoluem”, assegura a cofundadora da plataforma.
O burnout parental, como classifica a pesquisa divulgada pelo portal Meio & Mensagem, é um tipo específico de esgotamento emocional provocado pelo estresse contínuo e pelas exigências intensas do cuidado diário. Quando não há suporte, as consequências ultrapassam o cansaço físico: afetam a conexão positiva com os filhos, dificultam a criação de um ambiente socioemocional saudável e comprometem a percepção das necessidades do desenvolvimento infantil.
“A sobrecarga física e emocional afeta diretamente a qualidade do cuidado com os filhos. Por isso, a KidZenith quer deixar o caminho mais leve, ajudando na estruturação da rotina familiar, apoiando o cuidador das dúvidas e medos, deixando essa criança mais saudável. Cuidar de quem cuida é investir na saúde da família como um todo”, finaliza a CEO.
Para os interessados em fazer parte da lista de espera para utilização do aplicativo, basta acessar o site listadeespera.kidzenith.com.br. Os primeiros usuários terão login prioritário, participação em testes de qualidade e acesso a conteúdos exclusivos sobre bem-estar infantil.
Tecnologia Realme lança seu primeiro celular produzido no Brasil, o C75 5G. Veja preço e ficha técnica
Tecnologia Integração de áreas impulsiona gestão em serviços
Bahia Instituto de Identificação Pedro Mello comemorou 115 anos acompanhando avanços tecnológicos
Tecnologia Startups de inteligência artificial ganham espaço no mercado
Tecnologia Bayer LATAM reduz custos com automação em 1 milhão de EUR
Tecnologia Faculdade Focus facilita nova graduação para professores Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 19° Máx. 33°
Tempo nublado