O Brasil voltou a fazer história no NASA Space Apps Challenge. No dia 4 de junho de 2025, três equipes brasileiras participaram da cerimônia oficial de premiação na sede da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), no Goddard Space Flight Center, em Washington, Estados Unidos.
A premiação celebrou os vencedores da edição de 2024 da competição internacional promovida pela NASA, que nesta edição mobilizou:
93.520 participantes registrados
15.444 equipes
485 eventos locais
163 países e territórios
9.996 projetos submetidos
15 agências espaciais parceiras
Uma demonstração clara da força, criatividade e competência dos talentos brasileiros. O Brasil foi representado por sete projetos finalistas e conquistou três vagas entre dez melhores do mundo.
As equipes campeãs globais brasileiras foram:
Equipe: 42 Quakeheroes
Alailton José Alves Junior, Ana Carolina Miziara Sabino de Oliveira Borges, Antônio Teixeira da Matos, Gabriel Ribeiro Filice Chayb, Gustavo Ferreira Tavares e Larissa Borges de Mello (UFU).
Líder Local: Richard Tordoya
Equipe: Connected Earth Museum
Riccardo Carvalho Sofer, Lucas Nogueira Roberto, Luc Joffily Ribas, Gabriel Alexander Toledo Mendes, Matheus Gasparotto Lozano e Pedro Carvalho Cintra.
Líder Local: Marco Linhares
Equipe: Team I.O.
Raphael Galate Baptista Ribeiro, Frank Mendes Rolim, Victoria Moraes, Jan Felix Koeppen e Ryan Zernach.
Líder Local: Paloma Lecheta
Também foram homenageadas as brasileiras Julia Marques Guidolim e Talita Marçal Pereira, vencedoras globais da edição de 2023, que participaram da cerimônia deste ano para receber seus certificados.
"Organizar este evento é um verdadeiro desafio. Todo o processo, desde as etapas locais até a ida à cerimônia de premiação nos Estados Unidos, é realizado com recursos próprios. Precisamos do apoio das empresas para seguir oferecendo essa oportunidade aos jovens brasileiros. O retorno é imensurável em termos de inspiração, formação e representação internacional do nosso país", destaca Richard Tordoya, fundador da Comunidade Hackathon Brasil.
Desde 2019, a Hackathon Brasil, organização sem fins lucrativos, atua com dedicação na realização do evento no Brasil. Com mentorias, estrutura técnica e apoio direto às equipes, a comunidade tem sido protagonista na inserção do Brasil no topo da inovação global.
“Nosso reconhecimento e agradecimento especial a todas as pessoas que apoiam como voluntárias, realizando as mentorias e as etapas de julgamento. Estas pessoas dedicam seu tempo, conhecimento e paixão para tornar esse processo possível. São esses profissionais que acompanham cada etapa, orientam as equipes e garantem a qualidade e integridade do desafio em todas as edições. Sem esse apoio, nada disso seria possível”, acrescentou Tordoya.
O NASA Space Apps Challenge é uma competição internacional organizada pela NASA, com foco em soluções para desafios científicos e tecnológicos baseados em dados abertos da agência espacial. O evento promove a colaboração entre especialistas de diferentes áreas, buscando estimular projetos com impacto positivo para a sociedade.
“O reconhecimento dessas equipes reafirma a capacidade brasileira de gerar inovação de impacto global. A expectativa é ampliar ainda mais o alcance e o apoio a essa jornada”, finalizou Tordoya.
Sobre a Comunidade Hackathon Brasil
A Comunidade Hackathon Brasil é uma entidade sem fins lucrativos que, desde 2019, atua na organização do Hackathon da NASA no Brasil. A instituição tem como missão fomentar a inovação, conectar talentos e promover o desenvolvimento tecnológico por meio de desafios e maratonas de programação.
Mais informações sobre os projetos vencedores e sobre as próximas edições podem ser acessadas em: https://hackathonbrasil.com.br/nasa/
Tecnologia Realme lança seu primeiro celular produzido no Brasil, o C75 5G. Veja preço e ficha técnica
Tecnologia Integração de áreas impulsiona gestão em serviços
Bahia Instituto de Identificação Pedro Mello comemorou 115 anos acompanhando avanços tecnológicos
Tecnologia Startups de inteligência artificial ganham espaço no mercado
Tecnologia Bayer LATAM reduz custos com automação em 1 milhão de EUR
Tecnologia Faculdade Focus facilita nova graduação para professores Mín. 20° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 30°
Tempo nubladoMín. 19° Máx. 33°
Tempo nublado