Empresas brasileiras buscam reduzir custos operacionais e manter escala, especialmente em setores com alto volume de atendimento. Uma análise da McKinsey sobre inteligência artificial generativa indica que operações de atendimento redesenhadas com IA podem elevar a produtividade em até 45%, impactando diretamente na redução dos gastos com equipes.
A pesquisa PwC Pulse Survey de maio de 2025, reforça essa tendência, revelando que 58% dos diretores financeiros planejam aumentar investimentos em IA e automação no próximo ano para proteger a lucratividade e garantir eficiência operacional.
Exemplo de implementação no Brasil
O Instituto Garaude, clínica especializada em medicina integrativa, implantou assistentes inteligentes da IAcolabora para automatizar a jornada do paciente via WhatsApp, site e Instagram. Em três meses, o tempo médio de resposta caiu de seis horas para 1 min 45s e a conversão de leads em consultas subiu 27%. O atendimento automatizado também liberou a equipe de recepção para tarefas clínicas e reduziu o retrabalho administrativo em 31%, segundo o CFO do Instituto Garaude, Pedro Garaude.
"Quando o assistente marca a consulta, registra no prontuário e envia o pós-consulta, gera uma economia de escala sem ampliar equipe", afirma Leandro César, CEO da Startup IAcolabora.
Aplicação em setores específicos
De acordo com Leandro César, fintechs, cooperativas de crédito, clínicas particulares e escritórios de advocacia são setores que têm grandes volumes de atendimento, custos elevados com mão de obra, fluxos repetitivos e necessidade constante de respostas rápidas. Para o executivo, a busca por rentabilidade é o principal fator que impulsiona essas empresas a acelerarem a adoção da inteligência artificial.
A IAcolabora é uma startup especializada na integração de assistentes inteligentes a CRMs, ERPs e sistemas proprietários, utilizando linguagem natural, base de conhecimento treinada nos documentos da empresa e workflows que cobrem etapas de pré-venda, qualificação e pós-atendimento, operando em múltiplos canais sem ampliar a equipe existente.
"Não somos só mais uma startup de software no mercado, somos consultoria aliada à tecnologia, em permanente evolução para gerar resultados consistentes", afirma Leandro César.
Para gestores que desejam medir o impacto potencial da IA estratégica, a IAcolabora oferece diagnóstico gratuito com estimativa de economia e roteiro de implementação personalizado.
Mais informações podem ser obtidas no site:https://iacolabora.com.br/
Tecnologia Realme lança seu primeiro celular produzido no Brasil, o C75 5G. Veja preço e ficha técnica
Tecnologia Integração de áreas impulsiona gestão em serviços
Bahia Instituto de Identificação Pedro Mello comemorou 115 anos acompanhando avanços tecnológicos
Tecnologia Startups de inteligência artificial ganham espaço no mercado
Tecnologia Bayer LATAM reduz custos com automação em 1 milhão de EUR
Tecnologia Faculdade Focus facilita nova graduação para professores Mín. 20° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 30°
Tempo nubladoMín. 19° Máx. 33°
Tempo nublado