O grupo industrial ABB emitiu declaração de impacto ambiental para os motores de anel fabricados pela empresa. Esses motores movem moinhos de minério sem engrenagens, usados em extrações para moer e beneficiar minerais duros.
Com a declaração, as mineradoras que decidirem investir no equipamento passam a ter detalhes do impacto ambiental gerado em todo o seu ciclo de vida, em cada etapa produtiva, até a destinação após o descomissionamento. Conhecida como Environmental Product Declaration (EPD), a declaração é documento público baseado em estudos de impacto ambiental ao longo do ciclo de vida de um produto. O estudo precisa ter chancela de terceiros isentos e ser publicado conforme as normas ISO 14025 e ISO 14040/14044 para ter validade. A EPD para os motores de anel da ABB pode ser consultada no repositório on-line da EPD Internacional.
A ABB afirma ser a primeira provedora de tecnologia da mineração a emitir a declaração para seus motores de anel. “A emissão do EPD destaca para toda a indústria de mineração o que podemos oferecer às mineradoras que conosco trabalham”, destacou em comunicado Andrea Quinta, especialista em sustentabilidade da ABB.
O documento emitido foi baseado na avaliação de impacto de um motor de anel utilizado em moinhos semiautógenos (SAG), com potência instalada de 24 MW e ciclo de vida estimado em pelo menos 25 anos. A declaração obtida pela ABB vale para todos os motores de anel fabricados na unidade de Bilbao, Espanha, que é o centro de referência do produto, sendo ainda válida pelos próximos cinco anos.
Reforma Tributária Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Economia Bolsa Presença: pagamento de novembro é liberado para mais de 342 mil estudantes da rede estadual
Economia Lula anuncia isenção do IR até R$ 5 mil, critica privilégios da elite e avisa: taxar super-ricos é só o “primeiro passo”
Economia Salário é o principal fator na redução da desigualdade nos últimos anos
Economia Consulta pública discute mudanças na CNH e fim da obrigatoriedade de autoescolas no Brasil
Economia Dia histórico para o Brasil: aprovada na Câmara a isenção do IR para quem ganha até R$5.000,00. Promessa de campanha de Lula foi cumprida Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 37°
Tempo limpo
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação