Após um trabalho intensivo na ponte localizada na região da Fonte dos Padres, a Prefeitura de Alagoinhas liberou o acesso ao local, o que facilitará o trânsito na região e nos bairros vizinhos. Os serviços de reconstrução da estrutura começaram logo depois que parte da antiga ponte caiu, devido às chuvas no início de maio. Na ocasião, o prefeito Gustavo Carmo e as equipes da Secretaria Municipal de Obras e Projetos (Seop) se empenharam para que o problema fosse resolvido antes do período junino, e o cronograma foi cumprido dentro do previsto.
“O acesso está liberado na ponte da Fonte dos Padres. Nosso compromisso de entregar a obra antes do São João foi honrado. Todos nós sabemos que, no último dia 5 de maio, as chuvas destruíram essa ponte, mas, em tempo recorde, no dia 11 de maio, demos ordem de serviço e eu assumi o compromisso com a população de Alagoinhas de garantir a trafegabilidade antes do São João. Esta é uma obra que veio para ficar, oferecendo plena capacidade para o escoamento das águas das macrodrenagens que foram feitas recentemente em Alagoinhas. Quero parabenizar toda a equipe da Seop e os trabalhadores que atuaram nessa obra. A ponte está concluída e, quando o tempo melhorar, depois do São João, faremos a pavimentação asfáltica e os acabamentos da passagem dos pedestres”, informou o prefeito Gustavo Carmo.
De acordo com a secretária da Seop, Gal Reis, a equipe agiu com agilidade e priorizou tanto o projeto quanto o processo licitatório, permitindo o início das obras apenas algumas semanas após o incidente.
“Seguimos todo o trâmite de uma licitação emergencial, mas a estrutura que estamos entregando é definitiva e feita com muita responsabilidade. Agora temos 64 aduelas assentadas, antes eram apenas duas manilhas de mil. Vamos aguardar que o asfalto esteja completamente seco para aplicarmos o concreto betuminoso usinado a quente (asfalto CBUQ), caso contrário, o asfalto apresentaria o famoso borrachudo, que são depressões e partes amolecidas, principalmente por causa da passagem dos veículos. O acesso já está garantido, e hoje temos uma ponte adequada e definitiva”, explicou Gal.
O engenheiro André Luiz Moraes reiterou que a estrutura da ponte precisou ser totalmente refeita, já que as drenagens das regiões do Santa Terezinha, Cavada e A8 passam pela localidade. “Precisamos mudar a configuração da ponte que caiu e agora temos uma nova estrutura com aduelas adequadas para captar toda a água das bacias que cruzam o local. Depois que o solo estiver completamente enxuto, vamos fazer a pavimentação asfáltica, a defensa New Jersey e o guarda-corpo em aço inoxidável finalizando totalmente o projeto”.
Turismo Gustavo Carmo é homenageado por impulsionar o turismo em Alagoinhas
Educação Matrículas 2026 na Rede Municipal de Alagoinhas começam nesta quarta-feira (14); veja calendário e documentos
Educação CPM Bahia abre inscrições para 2026 com vagas em Alagoinhas e outras 15 unidades no estado
Nutrição Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação
Educação Alunos do Colégio Municipal de Alagoinhas (CMA) vivenciam visita técnica a pontos turísticos de Salvador
Política Alagoinhas: Audiência pública para apresentação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2026
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 37°
Tempo limpo
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação