O Crematório Metropolitano São João Batista iniciou uma campanha de conscientização para apresentar a cremação como alternativa viável para restos mortais exumados, com foco no esclarecimento das possibilidades disponíveis às famílias.
Voltada a toda a sociedade, a campanha busca ampliar o debate sobre a escassez de espaços nos cemitérios e as alternativas disponíveis após a exumação, incentivando o planejamento e o conhecimento sobre o tema. A ação é conduzida por consultores treinados para um atendimento empático, com foco informativo e acolhedor.
Vinicius Chaves de Mello, CEO do Grupo Riopae – administrador do Crematório Metropolitano São João Batista –, afirma que muitas famílias ainda desconhecem as possibilidades existentes após a exumação e acabam enfrentando esse momento sem a devida orientação.
“O principal propósito da campanha é conscientizar a população sobre a possibilidade da cremação nesse contexto. A proposta é ampliar o debate sobre o tema da cremação, especialmente em um momento de vulnerabilidade emocional”, explica o empresário.
De acordo com o CEO do Grupo Riopae, o preparo da equipe é fundamental para oferecer um atendimento humanizado. “Nossos consultores passam por treinamentos contínuos, sempre com foco no desenvolvimento de uma abordagem mais empática, sensível e acolhedora. Nossa atuação é informativa, buscamos apresentar uma solução que atenda às necessidades da família com respeito e dignidade”, detalha.
Exumação e as opções para o manejo dos restos mortais
Mello explica que a exumação é uma medida adotada para liberar espaço nos cemitérios, especialmente os públicos, que frequentemente enfrentam limitações de capacidade. Ele afirma que essa realidade ainda é pouco debatida e que a campanha do Crematório Metropolitano São João Batista busca conscientizar a população sobre o tema e incentivar o planejamento com base no conhecimento sobre as opções disponíveis, entre elas, a cremação.
“A morte ainda é um tema evitado por grande parte da sociedade. Por isso, é comum que as famílias só se deparem com a falta de espaço nos cemitérios no momento da perda de um ente querido. Manter o corpo sepultado por tempo indeterminado só é possível quando a família possui um jazigo adquirido previamente. Em casos em que isso não ocorre, a cremação surge como uma opção para dar um destino definitivo aos restos mortais após a exumação”, pontua o profissional.
Conforme lembra o empresário, a exumação pode ser realizada a partir de três anos após o sepultamento, segundo o estabelecido pela legislação. Nesse contexto, a cremação surge como uma alternativa para o destino final dos restos mortais. O CEO do grupo Riopae revela que, embora o processo possa envolver certa burocracia, estratégias foram desenvolvidas para torná-lo mais simples.
“Documentos, como certidão de óbito, podem ser enviados por e-mail ou WhatsApp, e a assinatura dos termos ocorre de forma digital. A presença da família é necessária apenas no dia da exumação ou na retirada das cinzas, para proporcionar mais conforto em um momento delicado”, afirma o profissional.
A documentação necessária para o processo é conduzida pela equipe responsável e grande parte dos procedimentos burocráticos pode ser realizada remotamente, reduzindo a necessidade de deslocamento das famílias durante o processo. Após a cremação, a urna também pode permanecer no Columbário ou em Lóculos.
Para mais informações, basta acessar: crematoriosaojoao.com.br/
Reforma Tributária Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Economia Bolsa Presença: pagamento de novembro é liberado para mais de 342 mil estudantes da rede estadual
Economia Lula anuncia isenção do IR até R$ 5 mil, critica privilégios da elite e avisa: taxar super-ricos é só o “primeiro passo”
Economia Salário é o principal fator na redução da desigualdade nos últimos anos
Economia Consulta pública discute mudanças na CNH e fim da obrigatoriedade de autoescolas no Brasil
Economia Dia histórico para o Brasil: aprovada na Câmara a isenção do IR para quem ganha até R$5.000,00. Promessa de campanha de Lula foi cumprida Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 37°
Tempo limpo
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação