Sábado, 30 de Agosto de 2025
Alagoinhas Educação

“Educação digital e midiática: como montar uma agência de notícias na escola?”

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) reuniu cerca de 600 educadores da rede estadual, com foco em um novo componente curricular que orienta a atuação crítica e ética no ambiente digital. Delegações de especialistas em Educação Midiática da Finlândia e Alemanha integraram a grade de palestrantes

15/06/2025 10h34
Por: Redação Fonte: Ascom/SEC
Memo Soul
Memo Soul

Delegações de especialistas em Educação Midiática da Finlândia e Alemanha integraram a grade de palestrantes do primeiro dia da formação “Educação digital e midiática: como montar uma agência de notícias na escola?”, promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), através do Instituto Anísio Teixeira (IAT). O evento, que teve início na manhã desta terça-feira (10), reúne cerca de 600 educadores da rede estadual, até quarta-feira (11), com foco em agência de notícias - novo componente curricular que orienta a atuação crítica e ética no ambiente digital.

A secretária de Educação do Estado da Bahia, Rowenna Brito, participou do primeiro dia do evento e destacou a importância do encontro. “Esta formação representa um avanço estratégico. É uma alegria estar nesta agenda. O trabalho com agências de notícias e educação midiática só faz sentido com a adesão dos professores da rede. A presença do governo federal e das delegações internacionais fortalece nosso trabalho e mostra que estamos no caminho certo. É uma pauta que empodera nossos estudantes e qualifica o uso da tecnologia nas escolas”, afirmou.

A vinda das delegações da Finlândia e da Alemanha, países reconhecidos pela excelência em educação midiática, está relacionada à Série de Eventos Taiex (Assistência Técnica e Intercâmbio de Informações) sobre mídia, promovida em parceria com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, que visa ampliar o debate sobre letramento digital, integridade da informação e democracia.

A delegação alemã foi representada por Hanna Ramezani, da Agência Federal para Educação Cívica. A comitiva finlandesa contou com Leo Pekkala, diretor do Departamento de Educação Midiática e Audiovisual do Instituto Nacional de Audiovisual (KAVI), Johanna Kivimäki, conselheira para Educação Superior e Ciência do Consulado Geral da Finlândia, e Päivi Leppänen, representante da Agência Nacional de Educação da Finlândia (EDUFI).

“Na Finlândia valorizamos a aprendizagem em pares, aprendemos uns com os outros, e estar aqui com tantos educadores cria o melhor fórum de aprendizagem possível”, afirmou Päivi Leppänen sobre o evento promovido pelo IAT.

Temas abordados e alinhamento nacional

A formação inclui palestras, oficinas práticas e rodas de conversa que exploram o uso responsável da informação, os riscos da desinformação e fake news, além do impacto da inteligência artificial na educação. Os participantes também trabalham com linguagens como audiovisual, fotografia, podcast e verificação de fatos.

Entre os presentes estavam o assessor especial da SEC, Manoel Calazans; David Almansa, diretor de Direitos Digitais e Educação em Mídia do Secretariado para Políticas Digitais da Presidência da República; e Mariana Filizola, coordenadora-geral de Educação Midiática da Secretaria de Comunicação da Presidência da República. “Estar aqui com especialistas internacionais amplia ainda mais essa troca. A gente valoriza esse projeto justamente por isso, pelo potencial transformador. É uma oportunidade de mostrar o que a Bahia e o Brasil têm de melhor”, disse Mariana.

Protagonismo estudantil

O professor Rubens de Souza, responsável pela Agência de Notícias Atleta News no Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Carlos Roberto Arleo Barbosa, em Ilhéus, ressaltou a relevância da formação para o protagonismo dos estudantes. “Participar desse encontro internacional é transformador. Levo daqui novas ideias para ampliar o protagonismo dos nossos estudantes na Atleta News, que já está na sua segunda equipe. Queremos fortalecer ainda mais os vínculos com a comunidade. A agência é um espaço vivo de aprendizagem, escuta e ação”, afirmou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Alagoinhas - BA

Alagoinhas - Bahia

Sobre o município
Alagoinhas é um município brasileiro do estado da Bahia, localizado no Agreste deste estado. Altitude: 132 m Área total IBGE/2022: 707,835 km² CEP: 48000-001 até 48107-999 Clima: Tropical úmido (Af) Densidade: 227 hab./km² Distritos: Expandir Lista: Alagoinhas (sede), Boa União e Riacho da Guia
Alagoinhas, BA
Atualizado às 23h01
17°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 26°

17° Sensação
1.21 km/h Vento
96% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (31/08)

Mín. 17° Máx. 30°

Tempo limpo
Amanhã (01/09)

Mín. 18° Máx. 28°

Chuvas esparsas