O grupo farmacêutico Servier renovou por mais dez anos a parceria com a Elfie, empresa de tecnologia que desenvolveu um aplicativo voltado para o monitoramento da saúde de pacientes com hipertensão, dislipidemia, diabetes, angina, insuficiência cardíaca e doença venosa crônica. No último ano, o aplicativo alcançou a marca de 100 mil usuários no Brasil.
A proposta do aplicativo é ser um parceiro do paciente, oferecendo ferramentas que, em complemento às recomendações médicas, permitem o monitoramento da saúde de forma gratuita e divertida. Entre as funcionalidades estão a verificação de sinais vitais, lembretes para o uso de medicamentos, gerenciamento do estresse, sono e tabagismo, criação de planos alimentares e contagem de queima calórica.
O aplicativo Elfie é disponibilizado de forma gratuita no Brasil e em países da Ásia, América Central e Oriente Médio, além do desenvolvimento de inovações digitais baseadas em inteligência artificial (IA) e gamificação, como a recente funcionalidade de nutrição que permite aos usuários tirar foto do prato e contabilizar as calorias consumidas.
"Temos a ambição de tornar o Elfie a primeira terapia digital (DTx) do mundo gratuita para todos. Estamos muito satisfeitos em continuar nosso relacionamento com a Servier, uma das líderes do setor que fez da adesão uma questão estratégica", diz o professor Otavio Berwanger, presidente do Comitê Médico do Elfie.
As Diretrizes da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC) recomendam o uso de aplicativos para apoiar a adesão dos pacientes a estilos de vida mais saudáveis. No Brasil, um ensaio clínico conduzido pela frente de pesquisa clínica do Hospital Israelita Albert Einstein (ARO Einstein) está estudando como o Elfie pode ajudar no controle da pressão arterial.
"A Servier tem o compromisso de proporcionar aos pacientes as melhores condições para apoio a adesão ao tratamento das doenças crônicas e somente através de parcerias como essa conseguiremos engajar o paciente de forma ativa, tornando-os protagonistas da própria saúde", afirma Mathieu Fitoussi, diretor-geral da Servier do Brasil.
No Brasil, o aplicativo é validado por entidades médicas como a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), a Associação Nacional de Assistência ao Diabético (ANAD) e a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) — entidade cujo Elfie é parceiro no projeto “Aliança Onda: menos pressão, mais ação”, unindo-se a outros apoiadores no esforço de alcançar 70% de controle da pressão arterial entre a população brasileira hipertensa até 2030.
A Servier do Brasil e a Elfie são empresas independentes, sendo o aplicativo disponibilizado a toda a sociedade, independentemente do uso de medicamentos da Servier. No Brasil, os pacientes cadastrados no programa de relacionamento da Servier, o Sempre Cuidando, têm direito a benefícios exclusivos como o “Coach Center Digital”, que usa inteligência artificial para oferecer dicas personalizadas de saúde.
Tecnologia Realme lança seu primeiro celular produzido no Brasil, o C75 5G. Veja preço e ficha técnica
Tecnologia Integração de áreas impulsiona gestão em serviços
Bahia Instituto de Identificação Pedro Mello comemorou 115 anos acompanhando avanços tecnológicos
Tecnologia Startups de inteligência artificial ganham espaço no mercado
Tecnologia Bayer LATAM reduz custos com automação em 1 milhão de EUR
Tecnologia Faculdade Focus facilita nova graduação para professores Mín. 20° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 32°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsas