Inspiradas nos saberes dos avós, estudantes de Candiba criam fórmula com mastruz, folhas de cânfora e cachaça
Inflamações são respostas naturais do corpo e, quando causam desconforto, devem ser tratadas para não evoluir para quadros mais graves. Buscando uma alternativa natural e acessível para aliviar dores, as estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral Antônio Batista, de Candiba, Iasmyn Vitória Teixeira Melo e Maria Luisa da Trindade Silva, com orientação de Caio Cezar da Silva, desenvolveram um spray terapêutico à base de mastruz, folhas de cânfora, plantas medicinais que possuem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antimicrobianas, além da cachaça.
A estudante Iasmyn explica que a escolha das plantas foi definida pelos saberes tradicionais repassados pelos mais velhos de suas famílias. “A receita foi inspirada em nossos avós, que utilizavam essas ervas em casos de inflamação. Como queríamos usar um produto natural para extrair as substâncias das plantas, resolvemos utilizar a cachaça para isso. Além do mais, ao invés de utilizarmos a cânfora no formato industrial (pedra), estamos utilizando as folhas da planta de mesmo nome”.
Após selecionar os ingredientes, a dupla se dedicou a estudar as propriedades e os benefícios de cada componente para desenvolver a fórmula do spray. “A cânfora possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, que aliviam as dores locais, estimulam a circulação sanguínea da área afetada, acelerando o processo de cicatrização, e proporciona um efeito refrescante que reduz o desconforto. O mastruz apresenta diversas propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas. Já o álcool presente na cachaça tem ação antisséptica e antimicrobiana, podendo ajudar a prevenir infecções nas áreas inflamadas”, diz Maria Luisa.
Para avaliar a eficácia do produto, a dupla convidou voluntários para testar o spray. “Pedimos para seis pessoas que estavam passando por processos de inflamação testarem nosso spray. Inicialmente, elas usaram várias vezes ao dia e, à medida que os sintomas fossem diminuindo, a frequência de aplicação também foi diminuindo. Pelo que os participantes nos relataram, por volta do segundo e terceiro dias, eles já verificaram melhorias em relação às inflamações”, afirma.
As jovens cientistas, que contam com apoio da Secretaria da Educação (SEC) e coorientação de Janiel Ramos, pensam em aperfeiçoar a fórmula e ampliar as possibilidades do produto. “Pretendemos expandir o projeto acrescentando novos produtos à mistura, como, por exemplo, a arnica e o girassol, que também apresentam propriedades semelhantes em relação às outras plantas já selecionadas. Estamos também vendo a possibilidade de transformar o spray em uma pomada, mantendo as propriedades curativas”, projeta Iasmyn.
Bahia Faz Ciência
A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) estreou no Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, 8 de julho de 2019, uma série de reportagens sobre como pesquisadores e cientistas baianos desenvolvem trabalhos em ciência, tecnologia e inovação de forma a contribuir com a melhoria de vida da população em temas importantes como saúde, educação, segurança, dentre outros. As matérias são divulgadas semanalmente, sempre às segundas-feiras, para a mídia baiana, e estão disponíveis no site e redes sociais da Secretaria. Se você conhece algum assunto que poderia virar pauta deste projeto, as recomendações podem ser feitas através do e-mail ascom@secti.ba.gov.br .
Fonte
Ascom/Secti
Geral Empreendedorismo feminino: crédito é uma das principais demandas
Bahia Sefaz-Ba volta a alertar contribuintes do IPVA para nova versão de site fraudulento que gera pix “fake”, e SSP já atua no caso
Geral Sul e Sudeste começam semana com frio; alerta de seca no Centro-Oeste
Geral São Paulo tem céu nublado e frio neste domingo
Geral Mega-Sena sem ganhadores e próximo sorteio estimado em R$ 40 milhões
Portos e Aeroportos Ministro Silvio Costa Filho defende diálogo para atração de mais investimentos Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 37°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsas
Daniel Grave Treinamento presencial detalha transição do sistema tributário e mudanças na gestão municipal
Kelly Amado CESOL promove Roda de Conversa com Mulheres em Rio Real no dia 9 de fevereiro
Silvania Senna Pós-festas sem culpa: estratégia nutricional para reduzir inchaço e reorganizar a alimentação