Sexta, 29 de Agosto de 2025
Brasil Nordeste

Obras de segurança hídrica no Nordeste devem ser concluídas até 2027, afirma ministro Waldez Góes

Ministro da Integração destaca ampliação do bombeamento do Rio São Francisco e novas ações do Novo PAC

05/06/2025 18h45
Por: Redação Fonte: Agência Brasil
© Valter Campanato/ Agência Brasil.
© Valter Campanato/ Agência Brasil.

As obras federais voltadas à segurança hídrica na região Nordeste devem ser concluídas até o ano de 2027. A informação foi dada pelo ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, durante participação no programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), nesta quinta-feira (5).

Segundo o ministro, a transposição do Rio São Francisco já está concluída e o bombeamento de água será dobrado.

As novas obras estão no Novo PAC e atendem mais regiões e estados do Nordeste. Algumas utilizam as águas da transposição; outras, não. E além do consumo, a ideia é permitir projetos de irrigação e produção de alimentos.

Com mais água disponível, mais demandas devem surgir de prefeituras e estados, como avaliou o ministro Waldez Góes.

Sobre o Defesa Civil Alerta, sistema que informa pelo celular o risco de desastres, como enxurradas e deslizamentos de terras, o ministro afirmou que os testes na região Nordeste começam daqui a 10 dias.

Waldez Góes ainda disse que o governo pretende fechar este ano o contrato de concessão, por meio de Parceria Público Privada, para gestão e manutenção de todo o sistema da transposição do São Francisco.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.